SP Escola de Teatro

Incêndio no Museu Nacional inspira peça da Cia. Barca dos Corações Partidos que estreia no Sesc nesta sexta (14)

Estreia nesta sexta-feira, 14, no Sesc Vila Mariana, o espetáculo Museu Nacional – Todas as Vozes do Fogo, da companhia A Barca dos Corações Partidos. O projeto cumpre temporada até 30 de outubro e os ingressos podem ser reservados nas bilheterias ou diretamente no site do Sesc.

Com texto e direção de Vinícius Calderoni, a montagem é um delírio lírico sobre o maravilhoso acervo do Museu incendiado em 2018, ano em que completou 200 anos de existência. O musical épico é um estudo de como um país cultiva, armazena e conserva sua memória — e todas as suas implicações simbólicas e concretas.

A proposta dramatúrgica se estrutura em sete quadros independentes, conectados e interligados pela figura de Luzia (Ana Carbatti), a mulher de traços afro-indígenas cujo esqueleto de mais de 11 mil anos foi descoberto em Lagoa Santa (MG), em 1975 – é o mais antigo remanescente humano encontrado no Brasil. “Sobrevivente” do incêndio (o crânio de Luzia resistiu às chamas), ela faz uma espécie de visita guiada pelo edifício interditado pelo fogo, pelos setores do museu e o seu acervo.

Nova integrante do Conselho da Adaap, a psicanalista Isildinha Baptista Nogueira simboliza a contribuição da psicanálise ao teatro. Confira sua entrevista!

A Barca dos Corações Partidos

Cia Brasileira de Movimento e Som nasceu em 2012, no espetáculo Gonzagão – A Lenda. Ao longo desses anos, levou mais de 700 mil espectadores ao teatro, ao palco digital e às praças públicas de todo o Brasil. É composta por sete atores-bailarinos e multi-instrumentistas. Seus espetáculos já contaram com a participação de criadores como João Falcão, Duda Maia, Luiz Carlos Vasconcellos, Bia Lessa, Chico César, Bráulio Tavares, entre outros.

Serviço

Museu Nacional – Todas as Vozes do Povo
Dias: de 14 a 30 de outubro, de quinta a sábado, às 21h; domingo, às 18h.
Duração: 90 minutos
Classificação: 12 anos
Ingressos: bilheterias ou site do Sesc

Sair da versão mobile