SP Escola de Teatro

Helena Ignez, conselheira da Adaap, dirige o filme “A alegria é a prova dos nove”, com Ney Matogrosso

Helena Ignez: uma das artistas mais importantes do cinema e do teatro brasileiros é uma das conselheiras da ADAAP, gestora da SP Escola de Teatro. | Foto: Divulgação

Estreia em 23 de maio, quinta-feira, o mais novo filme dirigido e estrelado por Helena Ignez, um dos maiores nomes do cinema nacional.

“A alegria é a prova dos nove” conta com Ney Matogrosso no elenco e fala da artista e sexóloga Jarda e seu companheiro ativista Lírio, que relembram uma viagem realizada ao Marrocos nos anos 1970 e a juventude repleta de liberdade e experiências.

Helena Ignez é uma das conselheiras da Adaap, a associação gestora da SP Escola de Teatro.

+ Leia a entrevista com Helena Ignez

No dia 21 de maio, às 19h, acontece a pré-estreia do filme, no Reag Belas Artes. Haverá exibição do longa e também um debate com Helena Ignez, Cristina Amaral e Joel Pizzini.

No dia 23, acontece a estreia no Estação Net Rio, às 21h.

Além de Ignez e Ney Matogrosso, o elenco conta com nomes como Djin Sganzerla, Guilherme Leme e Fernanda D’Umbra, esta artista docente convidada do curso de Direção da SP Escola de Teatro.

Antes de estrear, o filme passou pela 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes de 2023 e pelo 40º Filmfest München, na Alemanha.

Sobre o filme

Filme memorial, de amor, sobre a viagem realizada a Marrocos nos anos 70 por Jarda Ícone (Helena Ignez), artista, sexóloga e roqueira octogenária, como se define, e Lírio Terron (Ney Matogrosso), defensor dos direitos humanos. Na verdade, uma viagem que não acabou em suas vidas. Com seu grupo de discípulas e amigas, desenvolve projetos feministas e artísticos autossustentáveis.

A ALEGRIA É A PROVA DOS NOVE
Classificação – 14 anos
Direção – Helena Ignez
Roteiro – Helena Ignez