SP Escola de Teatro

Gerald Thomas, um dos principais diretores do teatro mundial, realiza residência artística na sede Roosevelt da SP Escola de Teatro em março

Gerald Thomas, um dos principais diretores de teatro do mundo, fará uma residência artística na SP Escola de Teatro a partir de 14 de março. O projeto consiste na montagem do espetáculo “G.A.L.A”, que será exibido no Festival de Curitiba nos dias 29 e 30 de março, às 21h, dentro da Mostra Lucia Camargo. O processo criativo a ser desenvolvido consiste na adaptação da encenação – que teve sua versão virtual no ano passado – para os palcos físicos.

Jorge Neto, estudante da SP, assina a dramaturgia de peça-metragem gratuita sobre a vida da cangaceira Maria Bonita

Três estudantes egressos da Escola irão participar como assistentes de iluminação e técnicas de palco durante a residência. E no dia 16 de março o encenador ministra uma palestra com os estudantes do curso técnico da linha de estudo de direção. O evento será gravado e posteriormente disponibilizado pelos canais da Escola.

Saiba como comprar ingressos para o 30º Festival de Teatro de Curitiba, um dos principais eventos de teatro do Brasil

O dramaturgo e diretor teatral Gerald Thomas nasceu em 1954, no Rio de Janeiro, estudou com Ivan Serpa e Hélio Oiticica, foi orientado por Sérgio Mamberth e aos 16 anos já estudava arte e dança num grupo experimental artístico em Londres. Depois se instalou em Nova Iorque onde produziu muitas peças baseada nos textos de Samuel Beckett. Em 1985 dirigiu a peça Quatro Vezes Beckett, que o levou a Bienal de Viena e lhe rendeu o Prêmio Molière Especial. Em 1986, Gerald Thomas dirigiu a peça Quartetti, numa montagem do texto de Heiner Muller, depois fundou a Companhia Ópera Seca, em São Paulo.

Dentre os muitos sucessos produzidos pelo artista no período podemos citar Eletra Com Creta (1986); A Trilogia Kafka (1988); Carmem Com Filtro (1989); Mattogrosso (1989); Fim de Jogo (1990); M.O.R.T.E. (1990); The Flash and Crash Days (1991); O Império das Meias Verdades (1993) e UnGlauber (1994), nessas últimas três peças estrelou Fernanda Torres, com quem já foi casado. Em 2010 fundou a Cia London Dry Opera, com a qual consolidou sua carreira internacional, nela escreveu e dirigiu Throats que estreou em 2011, no Teatro Pleasance e Islington, e muitos outros espetáculos.

 

Sair da versão mobile