Aconteceu entre 3 e 8 de julho a Mostra de Experimentos do primeiro semestre de 2023 dos estudantes do curso técnico da SP Escola de Teatro. O evento apresentou ao público os frutos das pesquisas desenvolvidas ao longo do semestre e foram, ao todo, 16 montagens produzidas e encenadas presencialmente.
Nesse semestre, o eixo de estudo do módulo azul foi “performatividade”, sendo o objeto de pesquisa a trajetória artística de Eleonora Fabião. Já o foco do módulo verde foi “personagem/conflito”, abordando o texto dramatúrgico “Cinco – Vinte e Cinco”, de Danila Privsalov.
A cada semestre, de acordo com o eixo e o material previstos para o módulo, são definidos os pensadores que possibilitam estabelecer discussões entre os aprendizes e aquilo que os rodeia, propiciando um olhar sobre o mundo. O operador de ambos os módulos do primeiro semestre foi Eduardo Galeano.
Os assuntos foram constantemente debatidos e fundamentaram as discussões do semestre ao oferecerem um rico material pedagógico que, explorado pelos estudantes, serviu de base para a construção dos experimentos cênicos.
Confira a programação completa AQUI com as sinopses e os grupos de estudantes de cada núcleo.
Na SP Escola de Teatro, o curso técnico é dividido em oito linhas de estudo: atuação, cenografia e figurino, direção, dramaturgia, humor, iluminação, sonoplastia e técnicas de palco. Contudo, a Escola possibilita uma vivência em núcleo, e é durante os experimentos cênicos que essa união entre estudantes de diferentes áreas fica mais evidente. São momentos em que as linhas de estudo se misturam e os estudantes criam em conjunto, experienciando na prática uma elaboração de amostra poética.
+ SP Escola de Teatro entrevista Isildinha Baptista Nogueira, presidente do conselho da ADAAP
Fotos: Ana de Castro/ADAAP