SP Escola de Teatro

Fabio Maleronka e Renata Rocha entrevistam artistas no estúdio de som da SP Escola de Teatro

Em meio a uma diversidade de ritmos e vozes que representam a música brasileira, surgiu “Caixinha de Música”. Idealizado por Fabio Maleronka e Renata Rocha, o livro reúne depoimentos de renomados artistas nacionais, incluindo Ney Matogrosso, Hermeto Pascoal, Tetê Espíndola e Arnaldo Antunes. A obra, que está em fase final de gravação e tem lançamento previsto para este ano, é uma jornada pelos lugares de encontro dos músicos, desvendando os cenários inusitados onde a magia da música acontece.

Durante a gravação, algumas entrevistas aconteceram na SP Escola de Teatro, na unidade Roosevelt, com os artistas Aíla, Felipe Cordeiro, Don L e Rodrigo Ogi.

Fabio Maleronka, doutor em Sociologia e um dos autores do livro, explica que a ideia surgiu da vontade de documentar a relação entre músicos e seus espaços de criação. “Os lugares dos músicos, em geral, não são lugares glamourosos ou espetaculares. São lugares inusitados e o livro tenta decifrar que lugares são esses,” afirma Maleronka. Através de entrevistas e depoimentos, “Caixinha de Música” apresenta uma visão íntima e diversa da música brasileira, capturando a essência dos lugares que abrigam e inspiram os artistas.

A ideia do projeto se iniciou a três anos atrás, durante a gravação com as cantoras Tereza Cristina e Fabiana Cozza no Bar Ó do Borogodó, em São Paulo. Este bar, uma referência de samba e choro, serviu como ponto de partida para explorar outros espaços culturais importantes da música brasileira. “Começamos gravando no Ó do Borogodó e seguimos com lugares importantes para o carnaval de rua e outras cenas musicais,” explica Maleronka. 

Renata Rocha acrescenta que a ideia do livro ganhou força durante a pandemia, quando realizaram uma entrevista no Ó do Borogodó. “Cada entrevista é em si um documento de registro histórico sobre a arte e a cultura brasileira. Juntas, elas provocam outras formas de encontro e relações,” comenta Rocha. “Caixinha de Música” também destaca a interação entre diferentes estilos musicais e regiões do país, mostrando como o Brasil conversa com outras latinidades e gêneros musicais como o reggaeton, a música caribenha, tango, maxixe e entre outros.

A obra busca revelar como esses locais, além de abrigarem momentos históricos da música brasileira, são espaços de criação, encontros e de inspiração para os artistas. 

Confira as imagens de Clara Silva:

Entrevista Livro Caixinha de Música

Entrevista Livro Caixinha de Música

Entrevista Livro Caixinha de Música

Entrevista Livro Caixinha de Música

Entrevista Livro Caixinha de Música

Entrevista Livro Caixinha de Música

Entrevista Livro Caixinha de Música

Sair da versão mobile