SP Escola de Teatro

Expressões Da Leste: Mostra cultural reúne artistas e coletivos em ampla programação gratuita até 23 de outubro; confira!

Esquadrão Bombelhaco. Foto: Ricardo Avellar.

A partir do próximo domingo, 25, a Mostra Cultural Expressões Da Leste dá início a uma extensa programação cultural que reúne artistas, grupos e coletivos da Zona Leste de São Paulo em apresentações gratuitas celebrando a retomada presencial de suas atividades.

Espetáculos de teatro, apresentações musicais, performances e bate-papos compõem o evento, que acontece de 25 de setembro a 23 de outubro, em teatros e centros culturais da Zona Leste de São Paulo. O evento tem produção da De Haro Produções Artísticas e Cia. Veneno do Teatro, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.

A abertura no dia 25 de setembro, no Teatro Flávio Império, contará com a presença de todos os coletivos participantes e com o show do XIS, que completa 25 anos de carreira.

Entre as atrações estão grupos de teatro como Zózima Trupe, Pombas Urbanas, Buraco D’Oráculo, Cia Veneno do Teatro, Cia do Caminho Velho e CTI, Baco Preto, grupos musicais como a Banda MEE, Varanda e Filhos da Batucada, espetáculos infantis como o Malas Portam e Circo Palombar e sarau com as Pretas Peri, além de apresentação de slam com o Slam da Guilhermina.

 

Confira a programação completa:

25 de setembro
17h30 – Abertura da Mostra Cultura Expressões da Leste

Abertura da Mostra Cultural Expressões da Leste, com a presença de todos os participantes: Zózima Trupe, Pombas Urbanas, CTI, Slam da Guilhermina, Circo Palombar, Cia Veneno do Teatro, Malas Portam, Baco Preto, Mee, Varanda e Papo de Samba, Sarau das Pretas Peri, Juão Nyn, Cia do Caminho Velho, Buraco d’Oráculo e Coletivo Mulheres Negras na Biblioteca.

Rapper XIS. Foto: Ivan Shupikov

18h – Show com XIS
Local: Teatro Flávio Império, R. Prof. Alves Pedroso, 600 – Cangaíba

Comemorando 25 anos de carreira, Rapper Xis traz em seu show, músicas clássicas do seu repertório, além de músicas dos seu mais novo disco, lançado em novembro de 2020 “Arquivo Xis”. Destaque para A VOZ DA PERIFERIA com sample de O GUARANI de Carlos Gomes, QUERO VOCÊ AQUI, ENTRE O AMOR E O ÓDIO e NA PONTA DA AGULHA com scrathes do multicampeão mundial DJ Erick Jay.

09 de outubro
15h – Espetáculo Adeus, com Zózima Trupe e CoralLeste
Local: Teatro Flávio Império, R. Prof. Alves Pedroso, 600 – Cangaíba

“Adeus” é trabalho desenvolvido entre a Zózima Trupe e Vocal Lírico Coraleste. Uma narrativa musical, uma ópera urbana em 3 atos (outono – a notícia, inverno – a morte e primavera – a esperança), que homenageia as vítimas da covid-19, celebrando todas as histórias que ficaram, aos que se foram e aos que aqui estão, destacando a esperança na ciência e o caminho para uma possível cura.

Cortejo cênico musical Baco Preto. Dia 15/10, às 11h. Foto: Divulgação

15 de outubro
11h – Cortejo cênico musical Baco Preto
Local – Centro Cultural da Penha, Largo do Rosário, 20 – Penha de França

Em um cortejo pelo Largo do Rosário, a proposta traz Exus e Pombas Giras ao som do Igexá, com música ao vivo, em forma de bloco. Durante o cortejo, serão apresentadas a dança Umbigada de Côco; Jongo; Samba de Roda e a dança do Cacuriá.

Mulheres Negras na Biblioteca. Foto: Jorge Filholini

15 de outubro
14h – Mulheres Negras na Biblioteca
Local: Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, R. Inácio Monteiro, 6900 – Cidade Tiradentes

Um clube para leitores e não leitores de todas as idades, etnias e gêneros, de escritoras negras. Em que o público é convidado a ler coletivamente um texto de autoria negro-feminina, em seguida, inicia-se uma troca de impressões a respeito da obra. O objetivo dessa ação é proporcionar um contato direto com a narrativa e aumentar o interesse do público pela literatura de autoras negras.

15 de outubro
16h – Espetáculo teatral É Tempo de Festa pra bandas do Coração de Nossa Senhora, com a Cia Teatro da Investigação
Local: Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, R. Inácio Monteiro, 6900 – Cidade Tiradentes

Três personagens da cultura popular recebem uma encomenda para preparar a festa de coroação de Nossa Senhora!
Espetáculo da CTI – Cia Teatro da Investigação, pesquisa a gente comum do Brasil, na construção da Poética do Teatro-Baile que estuda a festa como possibilidade de mobilização social na criação um novo espetáculo-festa a partir da investigação das obras de Patativa do Assaré como referência dramatúrgica, Dominguinhos, como base para a criação da dramaturgia musical, J.Borges como referência para encenação e danças populares como base para um corpo de cena brincante.

Slam da Guilhermina. Foto: Sergio Silva.

15 de outubro
18h – Slam da Guilhermina
Local: Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, R. Inácio Monteiro, 6900 – Cidade Tiradentes

Slam da Guilhermina é uma ação cultural de fomento à leitura, a escrita e a recitação de versos através de campeonatos de poesia falada, conhecidos como poetry slam. O projeto nasceu em fevereiro de 2012, seguindo as regras internacionais, com o propósito de ser um evento de literatura marginal-periférica. A zona leste é uma das regiões mais populosas da cidade com mais de 4 milhões de habitantes e um alto grau de vulnerabilidade social. E ao invés de seguir os modelos vigentes optamos em criar um novo formato. Criamos a nossa própria modalidade: um campeonato de poesia falada realizado na rua e com espaço aberto para outras artes.

16 de outubro
11h – Show musical com Grupo Varanda e Filhos da Batucada
Local: Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, R. Inácio Monteiro, 6900 – Cidade Tiradentes

Show musical que reúne os grupos Varanda e Papo de Samba, levando ao público clássicos do samba de roda, pagode e sambas enredos em um show contagiante.

18 de outubro
21h – Espetáculo teatral Caatinga, com a Cia do Caminho Velho
Local: Teatro Arthur Azevedo, Av. Paes de Barros, 955 – Alto da Mooca

No sertão da Caatinga um vaqueiro e seu filho vivem sozinhos. O pai prometeu a mãe que o filho não seguiria sua sina de vaqueiro. Analfabeto, ele queria ver o filho usando “as palavras bonitas”. Mas o menino atraído pelo mundo dos bois e dos cavalos desvia-se da promessa. Quando já deixando de ser menino uma angustia toma conta dele em forma de um desejo perturbador. Caatinga é uma metáfora contada por quatro mulheres sobre a secura da vida e sobre o agreste de ser macho.

XAWARA. Foto: Mylena Sousa

20 de outubro
20h – Performance XAWARA Deus das Doenças ou Troca Injusta, com Juão Nyn
Local: Teatro Flávio Império, R. Prof. Alves Pedroso, 600 – Cangaíba

Com concepção do multy-artyste e performer Juão Nyn, o espetáculo estabelece um paralelo com o mito do espelho e as doenças trazidas pelos colonizadores. Xawara significa epidemia para o povo Yanomami. Nesta performance, Juão Nyn propõe um escambo entre as agulhas do cocar e peças de roupas ou acessórios do público.

21 de outubro
20h – Sarau Pretas Peri
Local: Teatro Flávio Império, R. Prof. Alves Pedroso, 600 – Cangaíba

O Sarau Pretas Peri é um coletivo de mulheres negras e artistas da zona leste de São Paulo, que promove a cultura periférica e o empoderamento da mulher negra, com intervenções e performances, unindo diversos elementos como a dança, a música, poesia, hip hop, resgatando a ancestralidade, e tendo sempre artistas convidados e o microfone aberto com a participação do público.

Espetáculo O Veneno do Teatro, da Cia. Veneno do Teatro. Foto: Alexandre Cardoso.

22 de outubro
19h – Espetáculo teatral O Veneno do Teatro, com Cia Veneno do Teatro
Local: Teatro Flávio Império, R. Prof. Alves Pedroso, 600 – Cangaíba

O texto trata da história de um Marquês que, na Paris de 1784, convida uma grande atriz da época, Mademoiselle Sophie de Beaumont, para representar um texto de sua autoria (A Morte de Sócrates) em um teatro especialmente preparado na antecâmara do seu castelo. Depois de envenená-la, o nobre lhe propõe um jogo de vida ou morte. Se ela conseguir uma representação única, verdadeira, visceral, rompendo os limites da ficção, lhe dará o antídoto. Caso contrário, seu fim será o mesmo de seu personagem (o filósofo Sócrates, que morreu envenenado).
A peça escrita em 1978, traz à tona questionamentos sobre ética e estética, as máscaras e convenções sociais, o jogo do poder, em suma, a necessidade de autoconhecimento, o que a torna uma legítima celebração artística, cultural e política.

23 de outubro
11h – Espetáculo A Viagem Lúdica, com a Cia Malas Portam
Local: Teatro Flávio Império, R. Prof. Alves Pedroso, 600 – Cangaíba

A Viagem Lúdica, é um espetáculo musical cênico que propõe brincar com a imaginação do público, levando-o a uma viagem através do universo lúdico, narrando e cantando nossas músicas autorais, ressignificando objetos do cotidiano, utilizando-os como instrumentos musicais e adereços cênicos. Alimentados por uma vitamina sonora, embarcaremos em uma grande aventura por lugares que transcendem as barreiras do possível e do imaginário. Com a ajuda de um jacaré dançante, uma borboleta vibrante, um capacete gigante e um tio contador de histórias, iremos comemorar nossos 15 anos, e da melhor forma possível, brincando com a plateia já que este é o principal combustível dessa “Viagem Lúdica”.

Esquadrão Bombelhaço. Foto: Ricardo Avellar

23 de outubro
15h – Espetáculo circense Esquadrão Bombelhaço, com a Cia Circo Palombar
Local: Teatro Flávio Império, R. Prof. Alves Pedroso, 600 – Cangaíba

Um batalhão de bombeiros composto por palhaços corre para o salvamento de um gatinho que ficou preso em cima de um muro. Um carro entra em alta velocidade com o esquadrão e seus equipamentos de combate ao fogo… A tropa atrapalhada inicia seus procedimentos de salvamento entre trombadas, tropeços, saltos na pizza e bofetões.

23 de outubro
18h – Espetáculo teatral Florilégio, com o Grupo Pombas Urbanas
Local: Teatro Flávio Império, R. Prof. Alves Pedroso, 600 – Cangaíba

O espetáculo parte do território do real, ancestral e dos sonhos, em um espaço/tempo que nos aproxima de pessoas e histórias. Entre poesias, músicas, danças, lutas, mas também entre encontros e desencontros próprios de nosso tempo, transita por narrativas que envolvem a construção de uma comunidade, construindo uma tessitura em torno dos sentidos do esperançar, inspiração vinda do educador Paulo Freire.

23 de outubro
14h – Espetáculo teatral Pelas Ordens do Rei que Pede Socorro, com o Grupo Buraco D’Oráculo
Local: Casa de Cultura Raul Seixas, R. Murmúrios da Tarde, 211 – Jose Bonifácio\

Pelas Ordens do Rei Que Pede Socorro é uma intervenção teatral que utiliza a poesia como forma dramatúrgica. Baseando nos princípios da “cenopoesia”, em que imagens, gestos, canções e palavras se misturam para completar um todo, o Buraco d`Oráculo leva a cena um recorte de poemas por meio de cenas fragmentadas que transitam entre o cômico e o dramático com leveza poética e também de forma contundente tocando em temas do nosso cotidiano.

Banda MEE. Foto: Divulgação.

23 de outubro
18h – Música Hardcore com a Banda MEE
Local: Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, R. Inácio Monteiro, 6900 – Cidade Tiradentes

MEE é uma banda de São Paulo, composta por quatro membros e em atividade desde 2016. Dentro do que a banda toca, as influências de bandas de hardcore moderno como Code Orange e Harms Way, e bandas de metal como Crowbar, Type O Negative e Acacia Strain são muito bem mescladas no som. A banda apresenta um conceito de música agressiva e emocionalmente instável, liricamente falando, que se destaca do que se ouve na cena musical pesada atual.

 

 

 

Sair da versão mobile