Doze estudantes do curso de Direção irão participar do projeto Alexandria Mondays, um programa europeu de estudos com aulas, seminários e oficinas online que irá ocorrer de 7 de setembro a 14 de dezembro. Organizado por universidades e conservatórios de Alemanha, Lituânia, Islândia, Noruega, Suécia e Finlândia, entre outros, o projeto é um ponto de encontro virtual de pesquisa para alunos e professores da Europa. A SP Escola de Teatro é a única instituição de fora do continente europeu a participar do programa. O conteúdo abrange debates criativos sobre dispositivos cênicos, discussões sobre textos e um laboratório de métodos digitais.
A ação é parte do projeto Alexandria Nova, que reúne acadêmicos e artistas dos principais programas e departamentos europeus de direção teatral, e prevê, ao final do processo, a criação de uma biblioteca digital e a publicação de um livro sobre encenação em inglês.
“O Alexandria Nova é considerado hoje o maior e mais complexo projeto de pesquisa em direção teatral de toda a Europa. Fizemos essa articulação e estamos muito satisfeitos em proporcionar aos nossos estudantes essa oportunidade, já que somos a única escola não europeia convidada a integrar o programa”, afirma Marcio Aquiles, responsável pelos projetos internacionais da SP Escola de Teatro.