Estreia nesse sábado (22), na sede Roosevelt da SP Escola de Teatro, a performance autoral “Ritu.1/Penetra!”, da diretora e performer Morgana Olivia Manfrin. Os ingressos são gratuitos e podem ser obtidos na plataforma Sympla.
A obra autoral Ritu.1/Penetra! é uma performance de seis horas (360 minutos) estreada em outubro de 2021 e que volta agora em 2023. Em sua estreia, teve grande aceitação do público e da crítica teatral.
A obra é um ritual que dilata o tempo, fazendo pausar e friccionar a velocidade das certezas. O público é convidado a participar da experiência, para além da mera observação, interagindo com as estações que compõem instalações cenográficas. As estações criam a partitura dos movimentos executados pela performer — que fricciona vida e arte quando penetra o campo das ideias dentro de uma moldura material para a tentativa de transpor o dentro/fora.
Essa fricção compõe-se de artifícios cenográficos para ampliar a sensação de imergir na dilatação do tempo, como leds, agulhas, pedras e fones de ouvido. As agulhas interagem com a aplicação de estrogênio injetável na performer, no diálogo cirúrgico sobre transacionar o gênero a partir do hackeamento da química desse corpo, que não termina a performance quando os 360 minutos se esgotam, já que as moléculas desse corpo segue sendo modificadas pela terapia hormonal.
“Essa performance também é um diário e manifesto pelo direito à propriedade dos nossos corpos a partir dos nossos desejos, sem interferências externas e das estruturas dominantes de poder”, diz Morgana Olivia Manfrin.
Ficha técnica
Ritu.1/Penetra!
Diretora, Criação e Performer: Morgana Olivia Manfrin
Cantora: Nata da Sociedade
Design de Iluminação: Raoni Soares
Design de Iluminação: Renan Coelho
Produtora musical: Amarilis Vitale
Assistente de Direção e performer: Max Ruan
Produtora Executiva: Karen Sobue
Assistente de Produção: Caune Nogueira
Cabelo: Camila de Brito
Maquiagem: Ginger Moon