No próximo dia 25 de fevereiro, sábado de pós-carnaval, o Bloco da Mamma desfila pela Rua Augusta, um dos endereços mais famosos da cidade de São Paulo, a partir das 13h.
Em parceria com o SP Transvisão, organizado pela Adaap (Associação dos Artistas Amigos da Praça), instituição que gere a SP Escola de Teatro e é ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, o Bloco da Mamma promove diversas atrações artísticas voltadas para a cultura e o universo LGBTQIAP+ no desfile de 2023, que engloba participações musicais, performances e homenagem.
O SP Transvisão é um movimento sociocultural de legitimação e representatividade dos corpos trans, desenvolvido com profissionais especializados em cada área, e promove uma série de ações voltadas para o debate sobre a tolerância e a diversidade, além de valorizar a visibilidade trans no meio cultural.
O Bloco homenageia a artista trans Eloína dos Leopardos, que foi a primeira Rainha de Bateria do Carnaval no Brasil, em festa comandada pela banda Bolero Freak e DJ Tico Malagueta, com participações especiais das cantoras Kall Medrado e Renata Perón, além de performance artística da drag queen cigana e campeã de bate-cabelo, Leandra Gitana; da Corte das TT’’s – Travestis e Transexuais do Projeto Terça Trans; da Diva do Bloco, Márcia Dailyn, colaboradora da SP Escola de Teatro; do Rei do Bloco, Walério Araújo; e dos artistas da Cia de Teatro Os Satyros, sob direção dos padrinhos do Bloco, Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez, respectivamente diretor executivo e coordenador do curso de Direção da SP Escola de Teatro.
O percurso se inicia próximo à Avenida Paulista e culmina na Rua Martins Fontes, passando pela Praça Roosevelt, local onde se encontra uma das sedes da SP Escola de Teatro, da Cia. Os Satyros e de outros diversos espaços de teatro, que fazem parte da formação artística do Bloco.
A multiplicidade artística, como música, teatro, circo e poesia, será explorada pelos integrantes, pulsando em ritmo alegre e se tornando em um espetáculo envolvente e convidativo.
Sobre o Bloco
O Bloco da Mamma, fundado em 2019, tem no cerne da sua fundação a arte e a diversidade como forças motrizes, muito por conta do histórico de seus fundadores, todos artistas, da música e do teatro.
A atriz e produtora Alessandra Nassi, os atores e produtores Diego Ribeiro e Gustavo Ferreira; e o produtor musical e DJ Nassi estavam em processo artístico na Companhia de Teatro Os Satyros quando tiveram a ideia de criar o Bloco da Mamma. Um bloco que resgata e fundamenta a importância sociocultural do Carnaval de Rua da Cidade de São Paulo, destacando a ocupação dos espaços públicos e a integração das diversas expressões artísticas, como o teatro, a dança, a performance e a música. Muito mais do que uma festa, uma experiência!
SERVIÇO
Desfile Bloco da Mamma
Quando: Sábado pós-carnaval, 25 de fevereiro de 2023
Horário: 13h00 às 18h00
Local: R. Augusta, 1300 – Consolação (em encontro com a R. Matias Aires) até R. Martins Fontes, 205 – Centro Histórico de São Paulo