EN | ES

Diretor peruano Carlos Vargas Salgado, do Whitman College nos EUA, faz Mesa de Discussão grátis na SP Escola de Teatro

Publicado em: 22/08/2024 |

Carlos Vargas Salgado, diretor peruano, participa de evento na SP Escola de teatro sobre o teatro político no Peru – Foto: Divulgação Whitman College

Maior centro de formação das artes do palco na América Latina, a SP Escola de Teatro busca sempre unir o teatro feito no continente. Prova disso é que, nesta sexta-feira, dia 23 de agosto, a partir das 13h, a Extensão Cultural em parceria com a Biblioteca da SP Escola de Teatro realiza a Mesa de Discussão Teatro Político Peru – Brasil: Conexão América Latina, com entrada grátis na Unidade Brás (Av. Rangel Pestana, 2401). O evento conta com curadoria de Miguel Arcanjo Prado, coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais, juntamente com o diretor executivo da SP Escola de Teatro Ivam Cabral, o coordenador do curso de Direção Rodolfo García Vázquez, e o coordenador de Relações Internacionais Marcio Aquiles, além da parceria institucional com o Whitman College, de Washington, nos Estados Unidos.  

O evento tem presença ilustre do diretor peruano, professor e pesquisador de teatro em espanhol no Whitman College em Washington, Carlos Vargas Salgado, e da diretora brasileira e estudante egressa de Direção na SP Escola de Teatro Ana Beatriz Pestana. Com esta ação, a SP Escola de Teatro reforça a importância das conexões latino-americanas, para fortalecer nossas pontes em busca de um teatro plural e cada vez mais rico, sempre criando laços com nuestros hermanos.

Também teremos na mesa a presença da bibliotecária Mônica Madureiro e a mediação do coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais, Miguel Arcanjo Prado, jornalista e crítico teatral.

Arcanjo reforça a importância de criar parcerias com artistas de países latinos: “Como entusiasta do teatro feito pelos países da nossa América Latina, fico muito contente em receber o diretor e professor Carlos Vargas Salgado, para falar e perceber as conexões de um teatro político no Peru com o teatro político brasileiro. Isso nos prova que podemos ir além no que diz respeito à integração cultural em nosso continente”, pontua.

A Mesa de Discussão acontece no Auditório da Unidade Brás da SP Escola de Teatro e tem transmissão simultânea no Youtube da instituição.

Mesa de Discussão: “Teatro Político Peru – Brasil: Conexão América Latina, com Carlos Vargas Salgado (PERU) e Ana Beatriz Pestana (BRASIL)”
Quando: Sexta-feira, dia 23 de agosto de 2024, das 13h às 14h.
Mediação: Miguel Arcanjo Prado e Mônica Madureiro
Convidados: Carlos Vargas Salgado (PERU) e Ana Beatriz Pestana (BRASIL).
Onde: SP Escola de Teatro – Unidade Brás (Av. Rangel Pestana, 2401 – Brás, São Paulo – SP, 03001-000, CPTM e metrô Brás)
Ingressos: Grátis, retirada pela Sympla (https://sympla.com.br/spescoladeteatro)

Participantes

Convidados

Ana Beatriz Pestana

Pesquisadora, artista, diretora teatral e instrutora de yoga, com experiências junto a diferentes instituições de pesquisa, culturais e teatrais no Brasil, na Índia, em Portugal, na Inglaterra e em outros países. Pós-doutoranda junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, doutora em História pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com doutorado sanduíche na School of Arts and Aesthetics da Jawaharlal Nehru University de Nova Déli na Índia, mestre em Filosofia pela Universidade de Lisboa e licenciada em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, com pesquisas na área da História e das Artes Cênicas, com ênfase em Teatro, História do Teatro e Movimentos Culturais, Artísticos e Teatrais Brasileiros, Indianos e de outros países. É formada também em direção teatral pela SP Escola de Teatro e instrutora de yoga pela Swami Vivekananda Yoga Meditation School da Índia. @ana_beatriz_pestana

Carlos Vargas Salgado

Profesor e investigador de teatro en español en Whitman College, Washington, es PhD en Literatura Hispánica por la Universidad de Minnesota. En 2020 publicó Teatro peruano en el tiempo del miedo (Aletheya). Es editor de Violencia política y políticas culturales de la memoria en el Perú (Universidad de Minnesota), así como autor de numerosos artículos en revistas como Latin American Theatre Review, Hispanic Issues, Brecht Yearbook, entre otras. Ha dictado conferencias, cursos y talleres de teatro en los Estados Unidos, Chile, Argentina, Bolivia y Perú. Entre sus colaboraciones artísticas recientes destacan dirección y dramaturgia para Teatro del Pueblo, Harper Joy Theater (Whitman), Pearl Damour (New Orleans) y la Compañía de Teatro de la Universidad Autónoma del Estado de México. @cavs72aqp

Mediação

Miguel Arcanjo Prado

Coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro. É CEO do Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Passou por TV Globo, Record, Folha, Abril, Band e UOL. @miguel.arcanjo

Mônica Madureiro

Bibliotecária, formada pela UNIFAI em 2019; Pós graduada em Gestão de bibliotecas públicas e privadas pela Unidombosco em 2022; Gestora na biblioteca da SP Escola de teatro desde 2022. Atualmente cursando Letras na UNIVESP. Exerce mediação cultural, projetos de leitura e ações culturais na biblioteca. https://www.linkedin.com/in/monica-madureiro-05922735/

Camasca: oferenda escénica, peça dirigida por Carlos Vargas Salgado realizada na ilha Amantani, no Lago Titicaca, no Peru – Foto: Divulgação

Camasca, um peça no Lago Titicaca no Peru

O projeto Camasca, “uma oferta cênica em Amantani”, Puno (2024) pode ser considerado um desafio às narrativas coloniais dominantes no contexto do teatro peruano, bem como um convite para reconfigurar nossa compreensão da história e da cultura no Peru atual. A obra conta a história da chegada de Atahualpa ao templo do deus Catequil (montanhas do norte do atual Peru) em busca de um oráculo favorável em meio à guerra fratricida que travou contra Huáscar (1532). Porém, Atahualpa encontra um oráculo contrário à sua vitória, gerando sua vingança através da destruição do templo. Então, o Inca decide descansar em Cajamarca, onde será finalmente capturado pelos espanhóis. Assim, o final do Tawantinsuyo surge na mente dos espectadores que observam como o domínio Inca está caindo bem diante de seus próprios olhos. Em 2023, o coletivo PAIS (Produções Artísticas Independentes do Sul) inicia o processo de produção de uma nova versão da peça porque queríamos romper com o sistema teatral tradicional de Lima e de outras grandes cidades. Na direção oposta, optamos por trabalhar com a comunidade de Amantaní, ilha localizada no Lago Titicaca. Esta ideia levou-nos a conectar-nos com a população local e a começar a criar uma experiência imersiva tanto para os atores como para o público. Os interessados ​​podem participar gratuitamente do evento, com a única condição de permanecer em Amantani pelo menos uma noite com alguma das famílias, através do sistema de Turismo Solidário da Ilha.

Texto: Rafael Dumett
Direção: Carlos Vargas Salgado
Endereço adjunto: Ana Beatriz Pestana
Atrizes: Zulma Yasmín Huaracallo Apaza / Rosmery Quispe Huahuasoncco
Atores: Juan Alberto Quispe Mollenido / Samuel Edison Choquehuanca Chura / Gustavo Raúl Quispe Cáceres / Richard Taipe Apaza
Produção: Elard Serruto Dancuart
Assistentes de Produção: Carol Ortíz / Stephanie Maiza

Mesa de discussão “Teatro Político Peru – Brasil: Conexão América Latina”, na sede Brás da SP Escola de Teatro. (23/8/2024) | Foto: Clara Silva

Miguel Arcanjo Prado, Ana Beatriz Pestana, Carlos Vargas Salgado e Monica Madureiro na SP Escola de Teatro – Ana Clara Prado

Mesa de discussão “Teatro Político Peru – Brasil: Conexão América Latina”, na sede Brás da SP Escola de Teatro. (23/8/2024) | Foto: Clara Silva

Ana Beatriz Pestana, Carlos Vargas Salgado, Franco Cortez e Miguel Arcanjo Prado na SP Escola de Teatro – Ana Clara Prado




Relacionadas:

Notícias | 26/ 09/ 2024

Escritora Adriana Amorim fala aos estudantes da SP Escola de Teatro neste sábado (28)

SAIBA MAIS

Notícias | 26/ 09/ 2024

“Aipim, o palhaço das pernas de pau” se apresenta em São Paulo

SAIBA MAIS

Notícias | 25/ 09/ 2024

Bate-papo “O Corre Preto” acontece em 1º de outubro na SP Escola de Teatro

SAIBA MAIS