Sob o comando da Doutora em Dança e Semiótica Cássia Navas e da coreógrafa e bailarina Lara Pinheiro, desde o primeiro dia de aula, o curso de Difusão Cultural A Dança na Cena desenvolve um estudo prático/teórico sobre as questões da dramaturgia da dança.
“Vamos contextualizar os temas pertinentes à dança, sobretudo, no campo da construção dos sentidos. Para isso, iremos abordar diversos momentos históricos do assunto com ênfase nos períodos moderno e contemporâneo”, explica Cássia. “É necessário localizá-los no contexto histórico da dança e da criação contemporânea”, completa Lara.
Cássia, explica, ainda, o seu método pedagógico: “As aulas mesclam difusão de conhecimento consolidado e elaboração de informação entre orientador, aluno e, sobretudo, entre eles mesmos.”
Ao longo do curso, as orientadoras vão trabalhar sob algumas perspectivas: o espaço, o tempo e a dramaturgia. “A partir dessas três matrizes a composição do espaço cênico é elaborada para se chegar numa poética corporal”, revela Lara.
Conseguir estimular os atores/criadores sobre a potência do corpo em cena é outra expectativa de Lara. “Há diversas e ricas maneiras de se criar a partir do corpo nas artes cênicas”.
“Acredito ser importante a Escola dispor disciplinas voltadas para uma determinada linguagem cênica, neste caso, a dança. Houve bastante procura por este curso e pudemos notar que existe uma demanda para outros tipos de abordagem na área da dança”, finaliza Cássia.
Texto: Jéssika Lopes