Na última semana, os participantes do workshop Dramaturgia Comunitária finalizaram as aulas orientados pelo dramaturgo e roteirista William Costa Lima, na unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro.
Durante os encontros, os estudantes puderam refletir sobre experiências comunitárias de seus cotidianos e práticas da escrita para o teatro e outras ficções. Ao término do curso, eles produziram uma dramaturgia coletiva construída com supervisão do orientador.
“Com essa experiência do workshop percorremos caminhos reflexivos e práticos na escrita de ficções sempre considerando a busca por um equilíbrio entre aspectos da cidadania e da democracia presentes nos diálogos cotidianos e comunitários. Foi muito interessante ver a produtividade na escrita dos aprendizes e a maneira como eles investigaram as relações de alteridade e de singularidades em suas escritas”, comentou o professor.
William Costa Lima estudou dramaturgia e direção na Escola Livre de Teatro de Santo André e é formado em Pedagogia pela USP. Cursou a Roteiraria e atualmente está na pós-graduação em Roteiro Audiovisual no SENAC. Foi premiado no concurso Filma Brasil com o média-metragem “O silêncio não está morto, querida vó Helena” e com esse mesmo filme foi contemplado em importantes festivais de cinema como o Nóia (Ceará) e Festin (Portugal). Em 2021, roteirizou e dirigiu os curtas-metragens “Engenho de Dentro” e “Centro Alto”. Em abril de 2021, participou da edição do BR LAB SP. Desde 2007, é dramaturgo e diretor da Trupe Teatro de Torneado, onde conquistou importantes críticas e indicações como a do Prêmio Shell 2015 na categoria Inovação. É criador e diretor da Escola Atemporal de Artes. Atualmente, se prepara para lançar a dramaturgia “Merkwiller” em livro pela editora Patuá e dirige seu primeiro longa-metragem, “Fugindo de Fusca”.
Confira algumas fotos do último encontro da turma: