(Foto: André Stefano)
“Olhar de neblina”, espetáculo com direção e coreografia de Fernanda Amaral, fez sua primeira sessão gratuita na Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco na semana passada. Hoje (1) e dia 8 de outubro os artistas se apresentam novamente, às 21h. E, depois, nos dias 18 e 19 de outubro, no Centro da Cultura Judaica.
A montagem da Cia. Dança sem Fronteiras é inspirada na obra de Evgen Bavcar, fotógrafo e filósofo esloveno que perdeu a visão aos 12 anos, e mais especificamente no livro “Memória do brasil”, de sua autoria.
Com dramaturgia de Teresa Athayde, o espetáculo traça um paralelo entre a fotografia, seguindo o conceito adotado por Bavcar de que a imagem não pertence somente a quem enxerga, e a construção coreográfica, que parte da individualidade dos intérpretes de habilidades mistas e formações diversas.
No trabalho do esloveno, uma das características mais marcantes é a composição da luz em contraste com ambientes totalmente escuros. O processo fotográfico também inspira “Olhar de neblina”, que revela suas imagens com a entrada da luz. O escuro, as sombras e a névoa, efeitos que serão produzidos pela luz e grandes cortinas transparentes, reproduzirão a forma de ver de alguns bailarinos.
A foto da Click! de hoje, feita por André Stefano, mostra uma cena do belo espetáculo.
Fernanda Amaral
A dança é, antes de tudo, uma manifestação intrínseca ao ser humano. Sendo assim, por que haveria de existir qualquer espécie de limitação a essa forma de arte? Pensando nisso e com a intenção de romper as barreiras que separam as pessoas da dança é que a coreógrafa, bailarina, atriz e pesquisadora Fernanda Amaral criou, em 2010, o Dança sem Fronteiras.
Em três anos, o projeto cresceu, foi convidado a participar de vários eventos, como a virada inclusiva de 2012, no MAM, a Mostra Internacional + SENTIDOS, no Teatro Sérgio Cardoso, e até virou cursos de Extensão Cultural na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.
Em 2013 e 2014, Dança sem Fronteiras mostrou os espetáculos “Em cena” e “Conexões” na praça Roosevelt e no MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo).
Ficha técnica
Direção e atuação: Fernanda Amaral
Atuação: Camilla Rodrigues do Carmo
Beto Amorim
Lucineia dos Santos
Rafael Barbosa
Zilda Gonlçavez
Dramaturgia: Teresa Athayde
Consultoria Literária: Ricardo Barberena
Trilha Original: Beto Spoleder e Daniel Muller (integrantes do grupo Aderiva)
Fotografia: Ricardo Teles (imagens parte do espetáculo e de divulgação)
Figurino e Cenografia: David Schumaker
Iluminação: Robson Lima e Marcela Páez
Produção: Dança sem Fronteiras
Produção Executiva: Cau Fonseca
Assistente de produção executiva: Guilherme Funari
Serviço
“Olhar de neblina”
Quando: 1 e 8/10, às 21h
Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt
Praça Roosevelt, 210 – Consolação
Tel.: (11) 3775-8600
Grátis
“Olhar de neblina”
Quando: 18/10, às 20h; e 19/10, às 19h
Onde: Centro da Cultura Judaica
Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré
Tel.: (11) 3065-4333
Grátis