SP Escola de Teatro

A Contribuição do Diretor no Bate-Papo Online

O Bate-Papo Online promovido pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco nesta quinta-feira (15/09) contará, especialmente, com dois chats, um seguido do outro. No primeiro, realizado das 15h às 16h, Iacov Hillel será o convidado responsável por abordar o tema “O Papel da Direção no Espetáculo”.

 

 Iacov Hillel (Foto: Marlene Bergamo/Folhapress)

 

Além de ator e iluminador, Hillel também é diretor teatral e compartilha com o público internauta um pouco de sua experiência na área, ao elucidar dúvidas sobre a função da direção em um espetáculo. 

 

Nascido na cidade de Haifa, em Israel, Hillel veio para o Brasil ainda criança. Em 1965, começa a estudar teatro com Eugênio Kusnet, no Teatro de Arena e no Teatro da Universidade Católica (Tuca). Posteriormente, realiza cursos de expressão corporal e Laban com Maria Esther Stockler e Maria Duchenes.

 

Sua preparação como ator continua, e, em 1973, estuda expressão e interpretação teatral, com Celso Nunes, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Depois de se dedicar a cursos de balé clássico, jazz e dança moderna, forma-se, em 1982, em direção teatral, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).

 

De 1965 a 1976, trabalha como ator, entre outras, nas montagens “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto; “Hamlet”, de Shakespeare; “O Comprador de Fazendas”, de Monteiro Lobato; e “Arlequim, Servidor de Dois Amos”, de Carlo Goldoni.

 

A estreia na direção acontece em 1971, na peça “Assunta do 21”, de Nery Gomide, com a atriz Wanda Kosmo. Daí em diante, seria diretor de uma série de montagens, como “Isso ou Aquilo” (1975), de Marilena Ansaldi e Emilie Chamie, que, inclusive, lhe rendeu o prêmio de direção de dança da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA). 

 

Outros espetáculos dirigidos por ele são “Vem Buscar-me que Ainda Sou Teu”, de Carlos Alberto Soffredini; “Divinas Palavras”, de Ramón del Valle-Inclán; “O Casamento do Pequeno Burguês”, de Bertold Brecht; “Angels in América”, de Tony Kushner; “A Cozinha”, de Arnold Wesker; “A Aurora da Minha Vida”, de Naum Alves de Souza; “Os Lusíadas”, de Luís de Camões; “Hair”, de Gerome Ragni e James Rado; e “Ópera do Malandro”, de Chico Buarque.

 

Mestre de Artes  em Rádio e Televisão pela San Francisco State University, atualmente Hillel ministra aulas de interpretação teatral na Escola de Arte Dramática (EAD) e na ECA/USP.

 

Confira aqui o outro convidado para o Bate-Papo Online desta quinta-feira.

 

Serviço

Bate-Papo Online com Iacov Hillel

Tema: “O Papel da Direção no Espetáculo”

Quando: Quinta-feira (15/9), das 15h às 16h

Onde: www.spescoladeteatro.org.br/chat

 

 

Texto: Felipe Del

Sair da versão mobile