Objetivo
O curso destinado a criar um espaço de desenvolvimento na técnica circense do bambolê será composto por 3 etapas:
Etapa 1: Confecção artesanal e técnicas básicas do bambolê, tendo em consideração, níveis, pratica, agilidade, informação do material apropriado para a prática do Bambolê profissional: tipo de tubo, medidas, tamanho (diâmetro do aro).
Etapa 2: Aprofundamento da técnica e pesquisa de movimento. Aquecimento: exercícios simples que proporcione a flexibilidade e manutenção da dinâmica muscular. Exercícios que motivam a mobilidade muscular e articular gradativa reduzindo os riscos de lesões. Manipulação do bambolê: técnicas básicas, posicionamentos, dinâmica, tipos de manipulação, lançamentos, contacto.
Etapa 3: Processo de criação autoral, desenvolvimento de número grupal; sequência de movimentos, exercícios de exploração de diversas dinâmicas e mudanças, exploração do universo pessoal unindo a criação artística a técnica. *material solicitado pela orientadora será por conta do(a) aluno(a).
Orientadora: Pipa Luke
Pipa Luke é artista circense, produtora e diretora audiovisual. Formada pelos projetos Circo Laheto e Escola de Circo Basileu Francia. Malabarista profissional especializada em bambolê, atuou em diversos festivais no Brasil e na América Latina. Em sua pesquisa artística destaca-se seus números que abordam as questões da negritude. Desde 2019 realiza atividades no Centro de Memória do Circo São Paulo e integra a rede de elenco da ONG Palhaços Sem Fronteiras Brasil.
Inscrições: 3 a 17 de agosto
Protocolo presencial para evitar transmissão da Covid-19: Para a proteção de todas, todes e todos, é de suma importância o respeito aos protocolos de saúde e segurança contra a transmissão da Covid-19:
->Obrigação do uso de máscaras durante todo o tempo na SP Escola de Teatro (nas aulas, entrada, saída e períodos de intervalo).
-> Respeitar o distanciamento social.
-> Disponibilidade de álcool em gel.
-> Preferência de aulas ao ar livre ou em lugares ventilados.