Fernanda Amaral tem uma vasta pesquisa e obras rompendo com os limites e fronteiras das artes. A Cia criada por ela em 2010, Dança sem Fronteiras, reúne diferentes linguagens artísticas para criação de espetáculos e videodanças pautados na individualidade e diversidade de seus intérpretes. No ano passado Fernanda e a Cia realizaram viagens internacionais para o Reino Unido e Patagônoia, e nacionais participando de festivais e residências, expandindo a investigação que desenvolvem a anos sobre as diferentes formas de ver e trabalhar com todos os sentidos. Os trabalhos da Cia sempre oferecem audiodescrições e agora a própria Cia começa a desenvolver suas narrativas, pesquisando as linguagens de acessibilidade e narrações como elementos que somem a obra e expandam as manifestações de expressões e significados da própria obra.
Quando: 15 de abril a 30 de maio de 2025
Terças, quartas e quintas, das 19h30 às 22:30
Sábados (10 e 24 de maio) das 14hoo às 20h00
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt – Praça Franklin Roosevelt, 210 – Centro, São Paulo – SP
Objetivo: Os objetivos deste curso são; compartilhar e desenvolver a pesquisa, da Dança sem Fronteiras nestes 15 anos com a linguagem do movimento, sonoridades, cidade e vídeo que acolhe e trabalha com a diversidade dos participantes e as possibilidades de construção de imagens para além da visualidade, investigando as sonoridades do movimento, seus desenhos e conexões com a cidade. Vamos trabalhar também com as possibilidades de descrever e imaginar a dança sem ver e sim escutando.
Orientação: Fernanda Amaral
Fernanda Amaral é educadora, coreógrafa e bailarina com com 35 anos de experiência profissional. Possui vários títulos internacionais em dança, teatro e educação, incluindo vários certificados de DanceAbility desde 2005. Recebeu vários prêmios incluindo o de coreografa pelo Bonnie Bird do Centro Laban em Londres, Lisa Ulman França e vários para intercâmbios culturais do Arts Council no País de Gales, Inglaterra e Unlimete. Em 1993 fundou Patuá Dance Companhia de Dança-Teatro, em 2005 a Patuá DanceAbility, ambas no País de Gales, e em 2010 criou a Dança Sem Fronteiras em São Paulo que vem conquistando vários editais e prêmios. Fernanda tem dois livros publicados, Dança Sem Fronteiras, 2017 – Lama edições e Frestas Poéticas 12 anos da Dança sem Fronteiras, 2023 edições Lucias SP.
Público: Estudantes da SP Escola e público em geral interessados na diversidade, na arte e inclusão. Atores, bailarinos, educadores e estudantes de dança e/ou teatro com e sem deficiência, e adultos interessados em participar do processo de pesquisa e treinamento da Cia Dança Sem Fronteiras com bailarinos e atores de habilidades mistas. A partir de 18 anos.
Seleção: Análise curricular e carta de interesse. 35 vagas.
Cronograma das inscrições
Inscrições: 3 a 10 de abril de 2025
Aprovados: 11 de abril de 2025
Matrícula online: 12 a 14 abril de 2025
Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – extensao@spescoladeteatro.org.br
Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro.
Faça download do Regimento do estudante