A dança desafia constantemente a ação das forças impostas pela natureza, como é o caso da força gravitacional agindo no corpo. Na dança vertical o bailarino busca vencer a gravidade para alcançar maior liberdade de movimento e de leveza, quer seja um movimento rasteiro ou a qualquer distância do chão.
No curso ‘Dança e corpo vertical’, orientado por Cristiano Cimino, o estudante ampliará seu conhecimento em artes do palco e, especificamente, sobre dança vertical e suas possibilidades artísticas.
Objetivo
O artista/estudante aprende a superar seus próprios limites e a desafiar a si mesmo usando diversas técnicas de dança, teatro, alpinismo e circo para flutuar e experimentar dançar nas alturas. Desafiar o corpo numa outra possibilidade. Flutuar e mudar o eixo. Neste curso dançamos suspensos com cordas e elásticos. Flutuamos na ponte e voamos na cidade.
Orientador
Cristiano Cimino
Cristiano Cimino é especialista em criação coreográfica de dança vertical. Como profissional, pesquisa a integração da dança vertical com diversas outras linguagens, construindo um corpo performático nos limites da gravidade, investigando um vocabulário comum entre movimento, imagem e corpo. Seu trabalho se tornou conhecido por sua longa trajetória de ocupação, prêmios e apresentações sensoriais que são criadas a partir da união da dança com a arquitetura de estruturas urbanas, num diálogo entre o corpo e a cidade. Cimino dirige a Cia Base, onde desenvolve um método de trabalho que pesquisa sobre a busca interna dos artistas aplicados ao desenvolvimento corporal, baseado na obra de Gurdjieff. Em 2013, recebeu um prêmio em Nova York, dado por sua obra arrojada de “reinventar a dança em estruturas não convencionais”. Seus espetáculos já ganharam prêmios e participaram de diversos festivais no Brasil, como o Festival Mundial de Circo, Festival Internacional de Circo, Festival de Dança de Londrina, Festival de Curitiba e Satyrianas. O profissional também é o curador da Mostra Feminina de Dança.
Instagram: @ciminocristiano