Para quem é?
Para todas as pessoas que têm corpo. A Palhaçaria de Terreiro traz, em sua estética, o terreiro como um espaço físico e simbólico onde se manifestam subjetividades, ancestralidade, ritmos, corporeidades, vibrações, vestimentas, cantos, danças, movimentos, gingado e vadiagem. É um caminho ancestral para processos criativos des palhaces. (Vilarinho, 2024, Tese).
Na Palhaçaria de Terreiro, ainda há muito espaço a ser conquistado, tanto no compartilhamento da produção escrita existente quanto na valorização de toda a riqueza presente nos saberes das culturas pretas e afro-indígenas. Além disso, há uma necessidade urgente de reflexão sobre a descolonização e o combate ao racismo. É justamente com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da produção teórica e prática, fomentar reflexões e promover o intercâmbio de conhecimentos sobre nossa arte que proponho, cuidadosamente, este curso.
Quando: 03 a 19 de fevereiro de 2025
Segunda a sexta das 09h00 às 14h00
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Brás – Avenida Rangel Pestana, 2401, Brás
Objetivo: Implementar uma abordagem introdutória sobre os aspectos históricos e conceituais das pedagogias das comicidades pretas. Estudar as culturas pretas e suas epistemologias relacionadas à comicidade preta e afro-indígena, por meio da teoria e da prática da pesquisa na Palhaçaria de Terreiro e Corpo Mandinga no teatro, destacando a proatividade do corpo negro como protagonista da cena. Apontar as questões teórico-práticas-metodológicas convergentes e divergentes entre concepções e estruturas tradicionalistas.
Orientação: Antonia Vilarinho Cardoso
Antonia Vilarinho Cardoso é mulher preta, doutora e mestra-pela Universidade Estadual de Santa Catarina-UDESC, com a pesquisa Palhaçaria de Terreiro- Um Caminho de Corporeidades Afro centradas para Processos Criativos des Palhaces. Mãe-atípica e neuro adversa, palhaça, capoeirista e artista-pesquisadora, Diretora residente no Centro Coreográfico do Estado do Rio de Janeiro, orientando a pesquisa cruzando com a dança a Palhaçaria de Terreiro e Corpo Mandinga com direção de espetáculo. É artista há mais de trinta anos, iniciando em Brasília-DF. Atualmente, reside em São Paulo. É Mestra em Teatro, com a pesquisa Palhaçaria Essencial – O Caminho da Palhaça Fronha na Capoeiragem. Iniciou na palhaçaria em 1999, durante o VIII – Retiro O Clown e o Sentido Cômico do Corpo, no Grupo Lume/UNICAMP/SP, com Ricardo Puccetti e Carlos Simioni. Tem formação em Palhaçaria para hospitais no Institut Le Rire Médecin, Paris/França. Estudou na Escola de Circo Picolino, em Salvador. Faz curadoria para festivais de palhaçaria, além de já ter atuado como assessora na área de circo da Fundação Nacional de Artes – Funarte, em Brasília. Durante mais de cinco anos atuou, coordenou, dirigiu e produziu o grupo Doutoras Música e Riso, em Brasília/DF, com patrocínio da Petrobras, Embaixada da França e Secretaria de Cultura do DF. Desde 2001, ministra oficinas de Iniciação em Palhaçaria, formação para o contexto hospitalar, treinamento técnico para atores, palhaces e direção de números, espetáculos, entre outros, dialogando com a Capoeira Angola, os saberes ancestrais e a Cultura Popular e os festejos tradicionais brasileiros para os estudos de palhaçaria. Atualmente, em montagem e processo criativo do seu novo espetáculo A Mulher Festa.
Público: Jovens e adultos interessados em circo e palhaçaria. Acima de 18 anos.
Seleção: Análise curricular e carta de interesse. 25 vagas.
Cronograma das inscrições
Inscrições: 17 de dezembro de 2024 a 27 de janeiro de 2025
Aprovados: 29 de janeiro de 2025
Matrícula online: 30 e 31 de janeiro de 2025
Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – extensao@spescoladeteatro.org.br
Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro.
Faça download do Regimento do estudante.