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Curso Presencial e Gratuito | Afrocerimônias – a filosofia da cena no teatro de nação

Publicado em: 30/01/2025 |

A filosofia do teatro de nação trata de uma certa concepção sobre o papel da performance e das teatralidades negras na sociedade contemporânea. Os usos do corpo, da mente e do espírito são pensados conforme as ideias de sabedoria muscular e poética da revolta, em prol do desenvolvimento individual e coletivo, tendo o teatro pós-dramático, a performance e as artes da cena em geral como armas e instrumentos privilegiados de ação e transformação. A sabedoria muscular e a poética da revolta pressupõem uma investigação permanente dos elementos, simbólicos e materiais, estruturais e derivados, da capoeira angola, da filosofia nagô, da experiência vivida pela pessoa negra, da história da filosofia africana e das lutas africanas de libertação nacional.

Quando: 10 de março a 12 de maio de 2025
Segundas e quartas, das 19h30 às 22:30
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt – Praça Franklin Roosevelt, 210 – Centro, São Paulo – SP

Objetivo: Compartilhar elementos, ideias e noções, estratégias e procedimentos criativos relativos ao processo investigativo do artista rodrigo de odé e da filosofia do teatro de nação, com artistas, educadores e estudantes, através de um treinamento contemplando as áreas da performance, das teatralidades negras, da capoeira angola e do teatro negro pós-dramático.

Orientação: Rodrigo de Odé

Rodrigo de Odé é pesquisador, dramaturgo, ator, diretor e produtor, rodrigo de odé desenvolve uma pesquisa de linguagem sobre teatro negro e história da filosofia africana. Capoeirista e ogan, foi iniciado na capoeira angola em 1999; e, no candomblé, em 2006. Começou no teatro em 1985. Produziu e atuou em espetáculos, seminários, oficinas teatrais e projetos político-pedagógicos, ao longo de nove anos, junto à companhia carioca de teatro negro Cia dos Comuns, fundada em julho de 2001. É autor de artigos acadêmicos, peças teatrais e do ensaio filosófico “Baraperspectivismo: o trágico, relações raciais e o simbolismo de Exu”, publicado em 2020 pela editora Ape’ku. Em 2015, concebeu e realizou a “Oficina de performance e artes negras” no Sesc Copacabana, Rio de Janeiro. Em 2017, ministrou a disciplina “A ideia de uma filosofia negro-africana” no curso de graduação em filosofia da UFRJ. Em 2018, foi o preparador do elenco da série para a Sesc TV “Revolta dos malês”, de Jefferson Dê e Belisário Franca; e, em 2023, da série  “Capoeiras”, da Disney +. Entre março e maio de 2021, ministrou pela internet a disciplina “Criação em performance e artes negras” no curso de extensão de pós-graduação lato senso em artes cênicas “Corpo e palavra nas artes da cena e da imagem”, realizado pela PUC/RJ. Em abril de 2021, defendeu sua tese de doutorado em filosofia, na UFRJ, intitulada “Baraperspectivismo e teatro de nação: uma poética da revolta”. É o idealizador da Malta Teatro de Nação, um projeto de pesquisa político-pedagógico, em atividade na Cidade de São Paulo desde abril de 2022, que estabelece a importância da capoeira angola e da filosofia africana para a produção de uma poética para o teatro negro contemporâneo, com ênfase nos conceitos de ancestralidade, educação e resistência cultural. Em 2024, produziu o “Ciclo de Oficinas Elegbára Beat” no Centro de Cultura e Arte Batakerê; publicou o texto teatral de sua autoria “Elegbára Beat – um comentário épico sobre o poder”, pela Kitabu Editora; e dirigiu seu grupo, a Malta Teatro de Nação, na leitura dramatizada de “Elegbára Beat” no Centro de Cultura e Arte Batakerê e na SP Escola de Teatro, em agosto de 2024, na Cidade de São Paulo. Em novembro de 2024, concebeu, produziu e dirigiu a residência artística “Afrocerimônias – a filosofia da cena no teatro de nação” e a performance “Afrocerimônias – um xirê oralitário”, no Tusp (Teatro da USP), em São Paulo.

Público: Artistas, profissionais ou amadores, das áreas do teatro, do audiovisual, da música, do circo, da capoeira, das letras e da dança; educadores e estudantes da área das artes cênicas. Acima de 18 anos.

Seleção: Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo. 35 vagas.

Cronograma das inscrições
Inscrições: 30 de janeiro  a 3 de março de 2025
Aprovados: 5 de março de 2025
Matrícula online: 6 e 7 março de 2025

Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – extensao@spescoladeteatro.org.br

Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro.
Faça download do Regimento do estudante

circle Quando: 10 de março a 12 de maio de 2025
Segundas e quartas, das 19h30 às 22:30
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt – Praça Franklin Roosevelt, 210 – Centro, São Paulo – SP


INSCREVA-SE AQUI Seta Seta

Orientação: Rodrigo de Odé

Rodrigo de Odé é pesquisador, dramaturgo, ator, diretor e produtor, rodrigo de odé desenvolve uma pesquisa de linguagem sobre teatro negro e história da filosofia africana. Capoeirista e ogan, foi iniciado na capoeira angola em 1999; e, no candomblé, em 2006. Começou no teatro em 1985. Produziu e atuou em espetáculos, seminários, oficinas teatrais e projetos político-pedagógicos, ao longo de nove anos, junto à companhia carioca de teatro negro Cia dos Comuns, fundada em julho de 2001. É autor de artigos acadêmicos, peças teatrais e do ensaio filosófico “Baraperspectivismo: o trágico, relações raciais e o simbolismo de Exu”, publicado em 2020 pela editora Ape’ku. Em 2015, concebeu e realizou a “Oficina de performance e artes negras” no Sesc Copacabana, Rio de Janeiro. Em 2017, ministrou a disciplina “A ideia de uma filosofia negro-africana” no curso de graduação em filosofia da UFRJ. Em 2018, foi o preparador do elenco da série para a Sesc TV “Revolta dos malês”, de Jefferson Dê e Belisário Franca; e, em 2023, da série  “Capoeiras”, da Disney +. Entre março e maio de 2021, ministrou pela internet a disciplina “Criação em performance e artes negras” no curso de extensão de pós-graduação lato senso em artes cênicas “Corpo e palavra nas artes da cena e da imagem”, realizado pela PUC/RJ. Em abril de 2021, defendeu sua tese de doutorado em filosofia, na UFRJ, intitulada “Baraperspectivismo e teatro de nação: uma poética da revolta”. É o idealizador da Malta Teatro de Nação, um projeto de pesquisa político-pedagógico, em atividade na Cidade de São Paulo desde abril de 2022, que estabelece a importância da capoeira angola e da filosofia africana para a produção de uma poética para o teatro negro contemporâneo, com ênfase nos conceitos de ancestralidade, educação e resistência cultural. Em 2024, produziu o “Ciclo de Oficinas Elegbára Beat” no Centro de Cultura e Arte Batakerê; publicou o texto teatral de sua autoria “Elegbára Beat – um comentário épico sobre o poder”, pela Kitabu Editora; e dirigiu seu grupo, a Malta Teatro de Nação, na leitura dramatizada de “Elegbára Beat” no Centro de Cultura e Arte Batakerê e na SP Escola de Teatro, em agosto de 2024, na Cidade de São Paulo. Em novembro de 2024, concebeu, produziu e dirigiu a residência artística “Afrocerimônias – a filosofia da cena no teatro de nação” e a performance “Afrocerimônias – um xirê oralitário”, no Tusp (Teatro da USP), em São Paulo.

Público: Artistas, profissionais ou amadores, das áreas do teatro, do audiovisual, da música, do circo, da capoeira, das letras e da dança; educadores e estudantes da área das artes cênicas. Acima de 18 anos.

Seleção: Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo. 35 vagas.

Cronograma das inscrições
Inscrições: 30 de janeiro  a 3 de março de 2025
Aprovados: 5 de março de 2025
Matrícula online: 6 e 7 março de 2025

Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – extensao@spescoladeteatro.org.br

Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro.
Faça download do Regimento do estudante