Na contemporaneidade, cursos de teatro com foco em interpretação raras vezes tratam de textos teatrais que trabalhem a palavra como estopim da ação. Este curso objetiva voltar aos velhos tempos do “trabalho de mesa” em que o performer era convidado a experimentar seus recursos de maneira livre e criativa, mas ao mesmo tempo dentro de técnicas e práticas controladas. O curso irá privilegiar textos da dramaturgia brasileira que tratem de temáticas relativas às questões da diversidade (seja do ponto de vista racial, como de gênero). A grande questão a ser respondida: Como Voz e Fala ajudam no momento da criação e descoberta da ação?
Quando: 15 de abril a 29 de maio de 2025
Terças, quartas e quintas, das 19h30 às 22:30
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt – Praça Franklin Roosevelt, 210 – Centro, São Paulo – SP
Objetivo: Estimular o aluno a refletir sobre seu instrumento vocal explorando aspectos relativos aos recursos da fala. Propor desafios de composição de personagem a partir do texto teatral em seus diversos gêneros. Apresentar textos teatrais que tratem das questões de gênero e inclusão e que possam interessar a todos indistintamente.
Orientação: Gerson Steves
Gerson Steves é publicitário e jornalista. Mestre em comunicações e Artes, com especialização em Teatro Musical. É também autor do livro A Broadway Não é Aqui. Steves é ainda ator, dramaturgo, tradutor e versionista para Teatro Musical, professor e palestrante de arte e cultura brasileiras. Seu vasto currículo inclui expressões artísticas das mais variadas.
É autor de mais de dez textos teatrais, um curta cinematográfico premiado no Festival de Los Angeles (Legítima Esposa/Lawfull Wife). Como ator, esteve em 3 longas metragens e muitos curtas. Atuou em mais de 40 espetáculos, ao lado de alguns dos grupos e coletivos teatrais mais relevantes da cidade de São Paulo: Grupo Teatro do Ornitorrinco, sob direção de Cacá Rosset (Sonho de Uma Noite de Verão, Comédia dos Erros e A Megera Domada); Companhia de Ópera Seca, sob a direção de Gerald Thomas (Brasas no Congelador e Um Bloco de Gelo em Chamas); Grupo XPTO sob a direção de Oswaldo Gabrielli (Buster, O Enigma do Minotauro – SESI-SP); Teatro do Núcleo Experimental, sob a direção de Zé Henrique de Paula (É 20!, Cândida, Urinal); Companhia da Revista, sob a direção de Kleber Montanheiro (Ópera do Malandro); ao lado de Regina Galdino em As Favoritas do Rádio e O Pai; atuou na Ópera Carmen, no Theatro São Pedro.
Participou de alguns dos festivais de teatro mais importantes do mundo: New York Shakespeare Festival, Festival Latino da Ciudad de Mexico, Festival Internacional do Porto (Portugal), Festival de La Havana (Cuba), Festival de Curitiba e Mostra Internacional de Teatro de São Paulo. Ainda pelo mundo, fez direção artística para eventos corporativos na República Dominicana, em Panama City, em Sevilha (Espanha), em Punta Del’Este (Uruguay). Traduziu e dirigiu Shakespeare (A Megera Domada e Medida por Medida), Gogol (O Inspetor Geral) e Strindberg (Rumo a Damasco e O Pai). Versionou para o português os musicais The Rocky Horror Show, Cabaret e Sweet Charity (todos licenciados internacionalmente).
É professor com mais de 35 anos de atividades. Atua como artista da voz com mais de 20 títulos transformados em audiolivros, sendo a voz brasileira para obras como: Os Lusíadas (Camões), O Auto da Barca do Inferno (Gil Vicente), os Diários de Dom Pedro II (em suas viagens pelo Oriente), a Biografia do Almirante Nelson e dois Títulos de Carpinejar. É também diretor de audiolivros.
Público: Artistas das artes cênicas. A partir de 18 anos.
Seleção: Análise curricular e carta de interesse. 35 vagas.
Cronograma das inscrições
Inscrições: 1 a 10 de abril de 2025
Aprovados: 11 de abril de 2025
Matrícula online: 12 a 14 abril de 2025
Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – extensao@spescoladeteatro.org.br
Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro.
Faça download do Regimento do estudante