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Curso Presencial e Gratuito | A composição do personagem a partir da palavra

Publicado em: 01/04/2025 |

Na contemporaneidade, cursos de teatro com foco em interpretação raras vezes tratam de textos teatrais que trabalhem a palavra como estopim da ação. Este curso objetiva voltar aos velhos tempos do “trabalho de mesa” em que o performer era convidado a experimentar seus recursos de maneira livre e criativa, mas ao mesmo tempo dentro de técnicas e práticas controladas. O curso irá privilegiar textos da dramaturgia brasileira que tratem de temáticas relativas às questões da diversidade (seja do ponto de vista racial, como de gênero). A grande questão a ser respondida: Como Voz e Fala ajudam no momento da criação e descoberta da ação?

Quando: 15 de abril a 29 de maio de 2025
Terças, quartas e quintas, das 19h30 às 22:30
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt – Praça Franklin Roosevelt, 210 – Centro, São Paulo – SP

Objetivo: Estimular o aluno a refletir sobre seu instrumento vocal explorando aspectos relativos aos recursos da fala. Propor desafios de composição de personagem a partir do texto teatral em seus diversos gêneros. Apresentar textos teatrais que tratem das questões de gênero e inclusão e que possam interessar a todos indistintamente.

Orientação: Gerson Steves

Gerson Steves é publicitário e jornalista. Mestre em comunicações e Artes, com especialização em Teatro Musical. É também autor do livro A Broadway Não é Aqui. Steves é ainda ator, dramaturgo, tradutor e versionista para Teatro Musical, professor e palestrante de arte e cultura brasileiras. Seu vasto currículo inclui expressões artísticas das mais variadas.

É autor de mais de dez textos teatrais, um curta cinematográfico premiado no Festival de Los Angeles (Legítima Esposa/Lawfull Wife). Como ator, esteve em 3 longas metragens e muitos curtas. Atuou em mais de 40 espetáculos, ao lado de alguns dos grupos e coletivos teatrais mais relevantes da cidade de São Paulo: Grupo Teatro do Ornitorrinco, sob direção de Cacá Rosset (Sonho de Uma Noite de Verão, Comédia dos Erros e A Megera Domada); Companhia de Ópera Seca, sob a direção de Gerald Thomas (Brasas no Congelador e Um Bloco de Gelo em Chamas); Grupo XPTO sob a direção de Oswaldo Gabrielli (Buster, O Enigma do Minotauro – SESI-SP); Teatro do Núcleo Experimental, sob a direção de Zé Henrique de Paula (É 20!, Cândida, Urinal); Companhia da Revista, sob a direção de Kleber Montanheiro (Ópera do Malandro); ao lado de Regina Galdino em As Favoritas do Rádio e O Pai; atuou na Ópera Carmen, no Theatro São Pedro.

Participou de alguns dos festivais de teatro mais importantes do mundo: New York Shakespeare Festival, Festival Latino da Ciudad de Mexico, Festival Internacional do Porto (Portugal), Festival de La Havana (Cuba), Festival de Curitiba e Mostra Internacional de Teatro de São Paulo. Ainda pelo mundo, fez direção artística para eventos corporativos na República Dominicana, em Panama City, em Sevilha (Espanha), em Punta Del’Este (Uruguay). Traduziu e dirigiu Shakespeare (A Megera Domada e Medida por Medida), Gogol (O Inspetor Geral) e Strindberg (Rumo a Damasco e O Pai). Versionou para o português os musicais The Rocky Horror Show, Cabaret e Sweet Charity (todos licenciados internacionalmente).

É professor com mais de 35 anos de atividades. Atua como artista da voz com mais de 20 títulos transformados em audiolivros, sendo a voz brasileira para obras como: Os Lusíadas (Camões), O Auto da Barca do Inferno (Gil Vicente), os Diários de Dom Pedro II (em suas viagens pelo Oriente), a Biografia do Almirante Nelson e dois Títulos de Carpinejar. É também diretor de audiolivros.

Público: Artistas das artes cênicas. A partir de 18 anos.

Seleção: Análise curricular e carta de interesse. 35 vagas.

Cronograma das inscrições
Inscrições: 1 a 10 de abril de 2025
Aprovados: 11 de abril de 2025
Matrícula online: 12 a 14 abril de 2025

Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – extensao@spescoladeteatro.org.br

Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro.
Faça download do Regimento do estudante

circle Quando: 15 de abril a 29 de maio de 2025
Terças, quartas e quintas, das 19h30 às 22:30
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt – Praça Franklin Roosevelt, 210 – Centro, São Paulo – SP


INSCREVA-SE AQUI Seta Seta

Gerson Steves é publicitário e jornalista. Mestre em comunicações e Artes, com especialização em Teatro Musical. É também autor do livro A Broadway Não é Aqui. Steves é ainda ator, dramaturgo, tradutor e versionista para Teatro Musical, professor e palestrante de arte e cultura brasileiras. Seu vasto currículo inclui expressões artísticas das mais variadas.

É autor de mais de dez textos teatrais, um curta cinematográfico premiado no Festival de Los Angeles (Legítima Esposa/Lawfull Wife). Como ator, esteve em 3 longas metragens e muitos curtas. Atuou em mais de 40 espetáculos, ao lado de alguns dos grupos e coletivos teatrais mais relevantes da cidade de São Paulo: Grupo Teatro do Ornitorrinco, sob direção de Cacá Rosset (Sonho de Uma Noite de Verão, Comédia dos Erros e A Megera Domada); Companhia de Ópera Seca, sob a direção de Gerald Thomas (Brasas no Congelador e Um Bloco de Gelo em Chamas); Grupo XPTO sob a direção de Oswaldo Gabrielli (Buster, O Enigma do Minotauro – SESI-SP); Teatro do Núcleo Experimental, sob a direção de Zé Henrique de Paula (É 20!, Cândida, Urinal); Companhia da Revista, sob a direção de Kleber Montanheiro (Ópera do Malandro); ao lado de Regina Galdino em As Favoritas do Rádio e O Pai; atuou na Ópera Carmen, no Theatro São Pedro.

Participou de alguns dos festivais de teatro mais importantes do mundo: New York Shakespeare Festival, Festival Latino da Ciudad de Mexico, Festival Internacional do Porto (Portugal), Festival de La Havana (Cuba), Festival de Curitiba e Mostra Internacional de Teatro de São Paulo. Ainda pelo mundo, fez direção artística para eventos corporativos na República Dominicana, em Panama City, em Sevilha (Espanha), em Punta Del’Este (Uruguay). Traduziu e dirigiu Shakespeare (A Megera Domada e Medida por Medida), Gogol (O Inspetor Geral) e Strindberg (Rumo a Damasco e O Pai). Versionou para o português os musicais The Rocky Horror Show, Cabaret e Sweet Charity (todos licenciados internacionalmente).

É professor com mais de 35 anos de atividades. Atua como artista da voz com mais de 20 títulos transformados em audiolivros, sendo a voz brasileira para obras como: Os Lusíadas (Camões), O Auto da Barca do Inferno (Gil Vicente), os Diários de Dom Pedro II (em suas viagens pelo Oriente), a Biografia do Almirante Nelson e dois Títulos de Carpinejar. É também diretor de audiolivros.

Iniciou o seu trabalho de dramaturgia nas criações que assina, quer como co-autora, quer individualmente. O Fazedor de Nadas é o seu primeiro texto publicado pela Editora Urutau. Texto que dirigiu e estreou, em Outubro de 2021, no Teatro da Garagem, em Lisboa. Em 2023 publicou uma cena dramática curta, chamada Fim de Festa, na 9ª edição da revista online brasileira Fruta Bruta. Modalidade que repete em 2024, ao publicar outra cena dramática curta, chamada Um Tira-Gosto, na 2ª edição da revista literária portuguesa Giesta. Estreia-se na escrita de conto em 2024, publicando na 26ª Edição da revista Autorretratos o texto Flores Para Liz.

Em 2025 verá o seu segundo livro de dramaturgia publicado com dois textos – Violeta & Tadeu e O Beco da Inquietação – também pela Editora Urutau. Em 2023 frequentou o Núcleo de Dramaturgia Feminista coordenado por Maria Giulia Pinheiro. Nesse mesmo ano mudou-se para o Brasil e desenvolveu o espetáculo Borboleta de Mármore na função de assistente de direção/apoio à criação, projeto contemplado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal. Função que repete em 2024, fazendo assistência de direção/apoio à criação a Miguel Maia na sua última criação 1 Pato Selvagem, uma produção da Companhia de Teatro – Cepa Torta, em Lisboa.

Balança a sua vida profissional e pessoal entre o Brasil e Portugal, fazendo o mesmo entre a escrita e o teatro. O cunho que pretende dar ao seu trabalho criativo guia-se pela pesquisa sobre a potencialização da falha – a falha tornada poética.

Público: Artistas das artes cênicas. A partir de 18 anos.

Seleção: Análise curricular e carta de interesse. 35 vagas.

Cronograma das inscrições
Inscrições: 1 a 10 de abril de 2025
Aprovados: 11 de abril de 2025
Matrícula online: 12 a 14 abril de 2025

Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – extensao@spescoladeteatro.org.br

Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro. Faça download do Regimento do estudante

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.