Trabalhar com cultura no Brasil é muito complexo e minucioso e dominar todas as etapas desse processo pode ser desafiador. Além do fazer artístico, há mecanismos necessários para um espetáculo, exposição, show, álbum ou desfile sair dos papeis e ganhar vida.
Para desenvolver, captar recursos, produzir e promover um projeto artístico é necessário conhecer as leis e propostas de incentivo cultural vigentes no país, estratégias de comunicação/divulgação e gestão financeira para administrar os custos e rendimentos.
Ensinar todas as escalas operacionais da produção cultural é o propósito do novo curso de Extensão Cultural da SP Escola de Teatro: Produção, Gestão e Comunicação para artistas e coletivos. As aulas são indicadas para artistas, estudantes e produtores com o interesse em saber a fundo como funciona a burocracia de captação de recursos, a gestão financeira e quais são as técnicas de marketing digital para divulgar o projeto artístico.
Objetivo
Este curso, dividido em 3 módulos, tem como objetivo capacitar artistas, coletivos, produtores e agentes culturais na produção, gestão e elaboração de projetos.
Serão apresentados mecanismos de capacitação, como leis de incentivo, editais e outros.
Organização de agenda e processos. Busca de compreensão do pensar projeto e sua execução. Ferramentas de acompanhamento da produção.
Cumprindo prazos. Noções administrativas. Comunicação, divulgação e comercialização do produto cultural.
Orientadores:
Mari Feil (Módulo Produção) e colaboradores da SP Escola de Teatro (Módulos Gestão e Comunicação)
Inscrições: 7 a 15 de junho