Objetivo
O curso pretende, a partir do compartilhamento de experiências entre ministrante e alunes, refletir sobre a crítica teatral e suas possibilidades contemporâneas sob óticas diversas e convidar todes ao exercício da escrita, refletindo sobre obras apresentadas (presencial ou virtualmente) no Satyrianas. O foco estará no pensamento em torno da atitude crítica frente a espetáculos teatrais, incluindo experimentos digitais, e na perspectiva autoral da prática da escrita, em suas múltiplas formas.
Para tanto, a oficina trará reflexões e conceitos de pensadores do teatro e de outras áreas, como Sábato Magaldi, Paulo Freire, Djamila Ribeiro, Jorge Larrosa Bondía, Byung-Chul Han e Ailton Krenak, além da produção de críticas e críticos contemporâneos. Serão três encontros preparatórios antes do festival. Durante o Satyrianas, as pessoas participantes escreverão críticas sobre as obras assistidas, editadas por Amilton de Azevedo e publicadas no site da SP Escola. Depois, no encontro final do curso, a turma coletivamente estruturará um panorama crítico do evento.
Orientador: Amilton de Azevedo
Amilton de Azevedo é professor e crítico teatral. Criador da plataforma ruína acesa, onde publica críticas teatrais desde 2017. Mestre em Artes da Cena pela Escola Superior de Artes Célia Helena, onde lecionou entre 2016 e 2019. Colaborou com a Folha de S. Paulo, com a MITsp e com o Sesc em festivais como o MIRADA (Santos) e o Especial Cidade em Cena (São José dos Campos). É membro da seção brasileira da IACT/AICT (Associação Internacional de Críticos de Teatro).
Inscrições: 03 a 08 de novembro