Curso Online e Gratuito | Circo – Territórios do Riso

Publicado em: 06/09/2024 |

Cabeçalho do curso “Territórios do Riso”, com Gabriel Guimard

O curso online “Territórios do Riso”, visa explorar e celebrar as diversas formas e manifestações da comicidade e do humor ao longo de 18 encontros virtuais. Uma iniciativa inédita, que vem complementar e auxiliar o fazer em cena do cômico. Este ciclo de encontros online sobre a comicidade oferece uma oportunidade única, para explorar e celebrar a riqueza e a diversidade da comicidade, promovendo o aprendizado, a reflexão o compartilhamento de experiências, e inquietações artísticas, em um ambiente dinâmico e acolhedor. Os participantes terão a oportunidade de se conectar com outros entusiastas da comicidade, compartilhar ideias, experiências e descobertas, e expandir seus conhecimentos de forma colaborativa.

Quando: 04 de outubro a 03 de dezembro de 2024
Terças e sextas das 19h às 22h
Local: Online

Objetivo: oferecer um espaço de aprendizado inclusivo e inspirador, onde os participantes possam aprofundar seus conhecimentos sobre a comicidade, explorar novas técnicas e perspectivas, e cultivar uma apreciação mais profunda e sofisticada do riso, da comicidade e do humor.

Orientação: Gabriel Guimard

Gabriel Guimard é Professor de palhaçaria, comédia física, mímica, pesquisador dos vários territórios do riso, direção de espetáculos de palhaçaria e comicidade, palestrante e mentorias para criação de números cômicos, desde 1984. Estudou mímica com Denise Stoklos, Paulo Yutaka, Denise Namura e Théatrè du Mouvement em 1984-1988. Dança com Klaus Vianna e Ivaldo Bertazzo (1985-1987) e palhaçaria com Philippe Gaulier em Londres. Foi criador do Festival de Mímica de São Paulo em parceria com a Aliança Francesa e Sesc Pompéia (1986-1988). Em 1988 é convidado pelo diretor francês Philippe Genty para ingressar na companhia francesa Philippe Genty de Teatro Visual, com a qual excursionam por mais de 40 países. Em 1995 de volta ao Brasil funda a Cia. Megamini na cidade de São Paulo. Colaborou com a implantação da Escola Circo Spasso de BH, além de dirigir espetáculos da escola e da Companhia Armatrux de BH. Em 1997 trabalha com Pierrot Bidon, na criação do Circo da Madrugada no RJ, dirigindo números cômicos. Com a Cia. Megamini ganhou vários prêmios entre eles o Proac para montagem do espetáculo Tem Gato na Tuba e o prêmio do Festival da Cultura Inglesa para montagem do espetáculo Viva o Paiaço; ambos espetáculos com direção de Hugo Possolo; inspirado na obra e vida do clown inglês Joseph Grimaldi, considerado como o primeiro clown “moderno”.

Atualmente tem em repertório o espetáculo de mímica e palhaçaria Proezas de Extrabão e tem ministrado cursos e oficinas de palhaçaria, comédia física, mímica e outras temáticas ligadas a comicidade por todo Brasil. Desde maio de 2024 coordena o ciclo de Encontros Online Sobre Comicidade, formado por vários módulos com temáticas ligadas a comicidade. Está sediado em Porto Alegre desde 2017 e está no processo de criar uma escola de palhaçaria, mímica e comédia física e outras linguagens que trabalhem com a comicidade.Seu projeto Territórios do Riso foi contemplado pelo programa Funarte Retomada 2023 – CIRCO. Além do curso de seis meses abordando vários territórios do riso, o projeto tem várias outras atividades artísticas e pedagógicas.

Público: Artistas, estudantes e pesquisadores das artes cênicas e performáticas, professores e professoras de artes e áreas de humanas, e todas as pessoas que tenham curiosidade no universo da comicidade. A partir de 18 anos.

Seleção: Análise curricular e carta de interesse. 50 vagas.

Cronograma das inscrições
Inscrições: 06 a 23 de setembro de 2024
Aprovados: 27 de setembro de 2024
Matrícula online: 30 de setembro a 01 de outubro de 2024

Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – extensao@spescoladeteatro.org.br

Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro.
Faça download do Regimento do estudante.

circle Quando: 04 de outubro a 03 de dezembro de 2024
Terças e sextas, das 19h ás 22h
Local: Online - Plataforma Zoom

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Seleção: Análise curricular e carta de interesse. 50 vagas.

Cronograma das inscrições
Inscrições: 06 a 23 de setembro de 2024
Aprovados: 27 de setembro de 2024
Matrícula online: 30 de setembro a 01 de outubro de 2024

Observação
Faça download do Regimento do estudante.