Curso gratuito e presencial | Os 12 Movimentos Corporais

Publicado em: 25/06/2024 |

Cabeçalho do curso Os 12 Movimentos Corporais com Beto Amorim

O Oficina tem como eixo o conhecimento e aplicação de “As 12 Ações”, estabelecido pela coreógrafa Polonesa Ewa Wycichowska, esta concepção foi incrementada, teórica e numericamente, com elementos essenciais do sistema de estudo do movimento de Rudolf Laban (estudioso que estabelece bases de um sistema que descreve e analisa a movimentação humana).
Cada encontro é composto por três momentos: integração, mobilização, aquecimento, treinamento e improvisação. A integração, aquecimento, mobilização do início de cada encontro já funciona como uma preparação para as especificidades de cada movimento que será abordado no segundo momento.
Segue-se uma parte mais ligada ao entendimento e treinamento de pelo menos um movimento dos 12 e seus desdobramentos, e também recapitulados os já estudados; e o ciclo é complementado por improvisações de pesquisa e improvisações performance, individuais ou coletivas.

Quando: 22 de julho a 28 de agosto de 2024
Segundas e quartas-feiras, das 19h30 às 22h30
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt – Praça Franklin Roosevelt, 210 – Centro, São Paulo – SP

Objetivo: Possibilitar o conhecimento e a experimentação das possibilidades quase ilimitadas de movimentações corporais a partir de ‘Os 12 Movimentos Corporais’ e suas variadas derivações e combinações, por meio desta abordagem que engloba todos os movimentos corporais possíveis ao ser humano, ampliando e afinando assim o repertório de movimento, bem como sua precisão e expressividade.

Orientação: Beto Amorim

Beto Amorim é ator e dançarino com mais de trinta e cinco anos de experiência, dentre sua trajetória profissional destaca-se trabalhos sob o comando dos coreógrafos Ivaldo Bertazzo, Jorge Garcia e João Andreazzi, e dos diretores teatrais Fernando Peixoto, Ary França, Jorge Fernando e Zé Henrique de Paula. A intersecção destas áreas o levou à preparação corporal e à direção de movimento de espetáculos (para diretores como Zé Henrique de Paula, Fernanda Maia, Henrique Zanoni e Aimar Labaki), a oficinas de trabalho corporal e a aulas regulares de ‘expressão corporal’, como as que ministra atualmente no Teatro Escola Macunaíma.

Público: Profissionais e estudantes de teatro, dança, performance e pessoas interessadas em improvisação com foco no corpo e no movimento, acima de 18 anos.

Seleção: Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo.

Cronograma das inscrições
Inscrições: 25 de junho a 13 de julho de 2024
Aprovados: 17 de julho de 2024
Matrícula online: 18 e 19 de julho de 2024

Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – [email protected]

Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro.
Faça download do Regimento do estudante

circle Quando: 22 de julho a 28 de agosto de 2024