Excelente exercício para o criador exercitar sua diversidade expressiva em territórios artísticos contrastantes. A percepção da nascente cultural e geográfica de cada estilo ou técnica, sua forma e conteúdo, a noção não dual de figura-fundo, sua relação específica com o espectador e o contato prático com suas dramaturgias ajuda o artista a desenvolver com propriedade suas pesquisas em linguagens contemporâneas.
Quando: 10 de março a 04 de abril de 2025
Segunda a sexta, das 19h30 às 22:30
De 10 a 20 março – Segunda a quinta, das 19:30 às 22:30
De 24 março a 04 de abril – Segunda a sexta, das 19:30 às 22:30
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt – Praça Franklin Roosevelt, 210 – Centro, São Paulo – SP
Objetivo: Aplicar as técnicas das máscaras neutra, larvárias e do bufão, sob a perspectiva do teatro físico de Jacques Lecoq e do duo jogo-cumplicidade de Philippe Gaulier.
Orientação: Daniela Carmona
Daniela Carmona é atriz, diretora e dramaturga, mestre em teatro pela UNIRIO. Recentemente estreou o solo audiovisual PELE, e presencialmente dirigiu e roteirizou HILDA (Hilst) para o Clifftown Theatre (UK) e atuou em GUERRILHEIRAS, direção de Georgette Fadel e dramaturgia de Grace Passô. Em 2020/21 foi professora da versão digital do Atelier de Pesquisa do Ator do SESC PARATY, ao lado de Fabiana de Mello e Souza. Em 2019 foi Diretora Convidada da Universtity of ESSEX (UK) para ministrar uma imersão de 200 horas no East15 – BA World Performance, assim como conduzir um semestre de Atuação V na UNIRIO. Em 2014 foi professora de teatro no INTERCULTURAL THEATRE INSTITUTE (ITI) / Cingapura-Ásia. Fundadora do grupo teatral Cia do Giro, onde traz premiações como diretora, atriz e dramaturga por LARVÁRIAS, GUETO BUFO, CLOWNSSICOS, BESTA-FÊMEA e O SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO, que circularam por Estocolmo, Lisboa e Ilha da Madeira, Barcelona e Granada, Cingapura, Buenos Aires, Montevidéu, Quito, Venezuela e Brasil (POA em Cena, São José Rio Preto, Anjos do Picadeiro, Palco Giratório, Myriam Muniz Funarte, Caixa Cultural). LARVÁRIAS foi considerado um dos 10 melhores espetáculos de 2007 por Barbara Heliodora – O Globo. Diretora-fundadora e Professora por 18 anos do TEPA – Teatro Escola de Porto Alegre, centro de Formação de Atores em Nível de Qualificação Profissional/SATED. Autora do livro “TEATRO: ATUANDO, DIRIGINDO E ENSINANDO”, pela Editora Artes & Ofícios, 2004 – POA. Têm formação na ECOLE PHILIPPE GAULIER (Londres), LABAN CENTRE (Londres); em MIMO CORPORAL DE ETIENNE DECROUX (Paris, 2003), com Thomas Leabhart; no MICHAEL CHEKOV ACTING STUDIO, com Lenard Petit (Nova York) e na SITI COMPANY DE ANNE BOGART – Suzuki e Viewpoints (Nova York). Fez especializações no Gaga Technique do Grupo Batsheva no PERRIDANCE (Nova York); Dança Contemporânea no NEW DANCE AMSTERDAM (Nova York); Clown com Carlo e Alberto COLOMBAIONE (Madri).
Público: Estudantes e profissionais das artes. Acima de 18 anos.
Seleção: Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo. 25 vagas.
Cronograma das inscrições
Inscrições: 30 de janeiro a 3 de março de 2025
Aprovados: 5 de março de 2025
Matrícula online: 6 e 7 março de 2025
Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – extensao@spescoladeteatro.org.br
Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro.
Faça download do Regimento do estudante