Além de funcionar como um espaço de formação nas artes do palco, a SP Escola de Teatro também recebe espetáculos e residências artísticas.
Acesse o espaço da SP Escola de Teatro no Sympla para ver os eventos com ingressos disponíveis no momento.
DESCULPA – UMA INCONVENIÊNCIA EM 9 PARTES
“Desculpa – Uma Inconveniência em 9 Partes” é um espetáculo que mergulha nas complexidades da vida moderna. Com direção de Camilla Flores e dramaturgia de Vana Medeiros, esta obra desafia o público a refletir sobre identidade, conexão e alienação em um mundo cada vez mais dominado pela tecnologia. Composta por 16 atores, é uma experiência que confronta as fragilidades das relações interpessoais na era digital. Desculpa surge em um contexto cultural marcado pela crescente influência da tecnologia e suas implicações nas relações humanas, onde a espetacularização da vida contemporânea desempenha um papel significativo. Vivemos em uma era em que as interações pessoais são cada vez mais mediadas por dispositivos digitais, e a noção de identidade é moldada não apenas pelo mundo físico, mas também pelo mundo virtual. Diante desse cenário, é imperativo abordar de forma crítica as consequências dessa interseção entre humanidade e tecnologia. O espetáculo se propõe a explorar essas questões profundas por meio de uma narrativa multifacetada, que mergulha nas complexidades da experiência humana na era digital, incluindo a espetacularização da vida e seus efeitos na relação entre indivíduos.
Ficha Técnica
Dramaturgia: Vana Medeiros
Direção: Camilla Flores
Assistente de Direção: Nathália Soriano
Provocação Artística: Marcio Vasconcelos
Elenco: Ana Laura Montemor, Daniela Carinhanha, Débora Maia, Felipe Lucena, Inayê Andrade, Juliana Morgante, Juliana Sá, Kell Morka, Marcel Castro, Marília Zannon, Nathália Soriano, Rebeca Rodrigues, Renan Nardim, Renata Weinberger, Roberta Araújo e Vinicius Valesi.
Iluminação e Operação de luz: Paloma Dantas
Trilha Sonora: Camilla Flores e Márcio Vasconcelos
Fragmentos Sonoros: Márcio Vasconcelos
Operação de Som: Marília Alice
Figurinos e Maquiagem: Roberta Araújo, Juliana Morgante e Juliana Sá
Produção Executiva: Soar Produções
Assistentes de Produção: Juliana Morgante, Juliana Sá, Marília Zannon, Renata Weinberger, Roberta Araújo
Marketing Digital: Juliana Morgante, Juliana Sá
Fotos: Robson Gonzaga
Serviço
“Desculpa – Uma Inconveniência em 9 Partes”
Cia Teatral: Soar Produções
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt (Praça Franklin Roosevelt, 210, Consolação)
Data: 18/1 a 23/02. Sábados às 20h30, Domingos às 18h
Ingressos: R$50 (inteira) e R$25 (meia)
Vendas somente pela internet na Sympla SP Escola de Teatro – www.sympla.com.br/produtor/spescoladeteatro
Lotação: 60 lugares
Duração: 70 minutos
Gênero: Tragicomédia
Classificação: 14 anos
RADICALIDADES FEMINISTAS: PORQUE O SILÊNCIO TAMBÉM É FALA
É uma treta, uma trama de corpos insubmissos, um encontro nem sempre consensual, poéticas extemporâneas: brutalidades, corpos amestrados, birrentos, caducos, metonímias poéticas, catacreses patriarcais, hipérboles do capital, feminismo, sexo e morte… É um processo criativo que se faz no disfemismos dos corpos, no calar dos corpos falantes. Porque o silêncio também É fala. Em cena: contrapoemas, fotogramas, trilha sonora, linguagens múltiplas. Trata-se de uma instalação épica-performativa que autoriza uma interação presencial, tipo mana a mana, mana a mano. É como se eu, atriz, mulher, pessoa feminista, encenasse minha autobio, através de criações que fisicalizam poéticas da vida vivida, é jogo, uma dialogia entre corpos insubmissos.
Ficha técnica
Encenação: Marta Baião
Atriz/Performer: Marta Baião
Produção: Décio Filho
Trilha musical (composição, arranjos e gravação): Laura Finocchiaro
Luz: Décio Filho
Operação de Som: Geraldo Fernandes
Projeção de Imagens: Flaviana Benjamin
Serviço
“Radicalidades Feministas – Porque o Silêncio Também é Fala”
De Mal-Amadas Poética do Desmonte
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt (Praça Franklin Roosevelt, 210, Consolação)
Data: 18/1 a 23/2, sábados às 20h30 e domingos às 18h
Ingressos: Inteira R$40 / Meia R$20
Vendas somente pela internet na Sympla SP Escola de Teatro – www.sympla.com.br/produtor/spescoladeteatro
Lotação: 60 lugares
Duração: 50 minutos
Gênero: Instalação Épica Performativa
Classificação: 16 anos
MAR ABERTO
Três atrizes se reúnem em um teatro para ensaiar um espetáculo que desafia as fronteiras entre a ficção e a realidade, criando um metateatro que propõe dinâmicas intrigantes, nas quais elas começam a imitar os dramas que encenam. Ao receber uma nova atriz, juntas elas dão vida à história de “Mar Aberto”, que narra a vivência de duas irmãs que alugam um quarto de sua casa a uma estranha, desencadeando uma série de mistérios e conflitos. No centro da trama, uma janela intransponível e uma dinâmica familiar ambígua revelam um passado repleto de segredos, culminando em uma morte que paira sobre a narrativa.
Ficha Técnica
Giovana Eche | idealização direção de produção
Cris Casagrande | produção executiva e geral
Samila Zambetti | assistente de produção
Farah Azevedo Hoffmann | assistente de produção
Beatriz Barros | direção e concepção cênica
Giovana Eche e Beatriz Barros| dramaturgia
Paula Picarelli| colaboração de dramaturgia
Ayomi Domenica, Carol Manica e Giovana Echeverria | elenco
Tricka Carvalho | diretora assistente e pesquisadora de movimento
Maira Sciuto e Ana Luiza Secco | direção de arte, cenografia e figurino
Noedir Jr | concepção musical e sonoplastia
Ligia Chaim | concepção de luz
Roseli Marttinely | operadora de luz
BHR Montagens (Pelé) I cenotécnica
Marcio Santana Perez I produção de cenário
Carlos Silva I eletricista
Rita Freitas I costureira
Santiago Liniers e Lucas Navarro I contra-regras
Apoio I Xéxeu Tripoli I Quanta I Casa Frestas I Casa Aquário
Agradecimento especial:
Rafael Losso
Georgette Fadel
Guilherme Echeverria
Renata Losso
Malu Gali
Guili Castro
Hugo Gurgel
Guga Korte
Serviço
Mar Aberto, baseado na obra de Claudia Barral
SP Escola de Teatro – Praça Franklin Roosevelt, 210 – Bela Vista
17 a 22 de dezembro:
17 de dezembro, às 20h30
18 de dezembro, às 20h30
19 de dezembro, às 20h30
20 de dezembro, às 20h30
21 e 22 de dezembro, às 17h e às 20h
Ingressos: gratuitos
Classificação: 16 anos
Duração: 90 minutos
HELLO, ÉDIPO (PANÓPTICO/FOUCAULT)
Édipo como fio condutor do inquérito – promotor, juiz, carrasco e réu de si mesmo.
Todo o enredo da obra original está preservado bem como os personagens. Édipo na rua… no meio do cruzamento. Um grupo de pessoas que tenta encenar uma peça (O Inferno é para quem se acha no Céu), se amotina e toma o público como refém. O grupo decide contar a sua versão de Édipo-Rei em meio a uma encruzilhada urbana, desrespeitando a faixa de segurança onde Foucault tenta consertar o semáforo que entrou em pane.
Todos estão em um confinamento (“pode ser em qualquer instituição, uma família, uma prisão, uma escola”), onde ocorre uma rebelião, um motim violento e metafórico; os atores “amotinados” capturam o público e seus personagens como reféns e os guardam dentro de si, clandestinamente. Vestidos e imbuídos dessa nova e poética insurreição nada mais resta a fazer senão percorrer o labirinto, os túneis; enfim, tentar fugir do cativeiro.
Medo, prazer, poesia – há um tribunal onde a verdade será revelada com o desdobramento dos inquéritos e testemunhos. O rescaldo caberá a todos. Após esta jornada, encontra-se alguma luz, um clarão que incentiva e anuncia: dias melhores já estão vindo. O complexo é simples.
Ficha técnica
Direção e Adaptação Dramatúrgica: BARTHOLOMEU DE HARO
Atuantes:
Édipo/Adão: JOSÉ SAMPAIO@_jose_sampaio_
Jocasta/Psicóloga: SOL FAGANELLO @solfaganello
Tirésias/Diretor: SILVIO RESTIFFE @silviorestiffe
Estrangeira/Eva: ELEN LONDERO @elenlondero
Creonte/Torturador: PEDRO HENRIQUEMOUTINHO @pedromoutinho
Cécrops: BARTHOLOMEU DE HARO @bartholomeudeharo
Mulher do Coro/Sphingo: DARÍLIA FERREIRA @darilia.ferreira
Amotinado Cariclô: TED O’REY @ted_rey_
Guia: MARINA SOVERAL @masoveral
Cenário: J. C. SERRONI @jcserroni
Iluminação: GUILHERME BONFANTI @guilhermebonfanti
Figurinos: TELUMI HELLEN @telumihellen
Sonoplastia: ANDRÉ OMOTE @andreomote,FELIPE SILOTTO @felipe_silotto, GRUPO VOZ/KARPINTARIA @karpintaria, BARTHOLOMEU DE HARO @bartholomeudeharo
Cenotécnico: ALÍCIO SILVA @aliciosilv0
Assistente de Figurino: NATÁLIA MUNCK @munckn
Assistentes de Cenografia: BRUNO TORATO @brunotorato, CAIO ROSA @soucaiorosa
Aderecistas: DOUGLAS VENDRAMINI, MIRELA MACEDO
Operador de Luz: EMERSON FERNANDES
Operador de Som: DIOGO VIEIRA DA SILVA @_diogovieira8
Preparação Corporal: CHRISTIANE LOPES @christiane9870
Fotografia do Processo: JONATAS MARQUES @jonatasmarques
Fotografia e Cenas: ANDRÉ STEFANO @andrestefano
Desenho “Death of Oedipus”: IAN DE HARO @iamnot.0
Design Gráfico, Edição de Imagens e Vídeo: HENRIQUE MELLO @euhenriquedemello
Argumento/Vídeos: BARTHOLOMEU DE HARO @bartholomeudeharo
Assistente de Produção: DANILO STAVALE @danilo.stavale
Assistente Administrativo: MARCELO LUIS @eu.sou.marcelo
Apoio Operacional: FABRICIO BRAGHINI @fabriciobraghini
Social Media: IAN DE HARO @iamnot.0, DANILO STAVALE @danilo.stavale
Assessoria de Imprensa: MARIA FERNANDA TEIXEIRA/ARTE PLURAL @artepluralweb
Direção de Produção: ELEN LONDERO / DE HARO PRODUÇÕES ARTÍSTICAS
Realização: INSTITUTO USUVIAS e CIA VENENODO TEATRO @ciavenenodoteatro
Parceria: Secretaria de Cultura do Município de São Paulo
Apoio Cultural: ADAAP e SP Escola de Teatro
Redes Sociais: @ciavenenodoteatro
Serviço
Espetáculo: Hello, Édipo (Panóptico/Foucault)
Cia Teatral: BARTHOLOMEU DE HARO
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt (Praça Franklin Roosevelt, 210, Consolação)
Data: 12, 16 e 19 de dezembro às 20h30
Ingressos: Gratuito
Vendas somente pela internet na Sympla SP Escola de Teatro – www.sympla.com.br/produtor/spescoladeteatro
Lotação: 70 lugares
Duração: 80 minutos
Gênero: Tragédia
Classificação: 12 anos