Sergio Zlotnic é psicanalista, doutor em psicanálise, pesquisador no campo das artes e investigador dos diálogos entre as artes cênicas e a psicanálise. Colaborador e colunista da SP Escola de Teatro desde a sua fundação, é ainda autor do livro de ficção “Baleiazzzul” (2013), e dos livros teórico-clínicos “Gestalt Terapia e Transferência” e “A Metapsicologia da Atenção Flutuante” (ambos de 2017). Integra o Coletivo de Teatro Cia Os Zzzlots.
Artigos do colunista
Sergio Zlotnic comenta o romance póstumo de Alberto Guzik
E A MULHER DE LÓ OLHOU PARA TRÁS… – SERGIO ZLOTNIC Comentário sobre o livro “A ESTÁTUA DE SAL DE SODOMA”, de ALBERTO GUZIK…
Sergio Zlotnic comenta “Cíclico”, espetáculo de Gabi Costa
Comentário sobre o espetáculo “Cíclico”, de Gabi Costa – Setembro 2023, na Oficina Cultural Oswald de Andrade * Quanto tem de biográfico na produção de um…
Dedicado à Cacilda: Grummus merdae – vestígios do dia, a marca do bandido…
HOMENAGEM À CACILDA – Texto escrito há mais de dez anos [março 2012] – e postado no site da SP Escola – por Sergio…
“Galo Índio”
* por Sergio Zlotnic, especial para o portal da SP Escola de Teatro zzzzlot@gmail.com 1- Em 2012, a SP Escola de Teatro ofereceu…
IDIOTA
1- O idiota ocupa lugar de destaque na literatura em geral, no folclore em particular, especialmente nos contos de tradição oral. Antecipando uma verdade…
zzzlotnic
Sergio Zlotnic é pesquisador do Campo das Artes. Psicanalista, é pós-doutor pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Professor convidado da SP…
REVOLTAЯ
“Até mesmo o delírio carrega uma verdade histórica”. Sigmund Freud. Na nova montagem da Cia Livre, “REVOLTAЯ”, esse mote de Freud parece examinado à…
A tensão pré-menstrual e o monumental tamanho das coisas
1 – O monumental tamanho das coisas Laura está comigo há dez anos. É uma paciente. Ela diz que – ao lado da…
Vento!
I – Sotaque Por ser unívoco e não possuir ambiguidades, o clichê não tem valor expressivo. Ele pode, na melhor hipótese, comunicar algo, mas…
Filho patrão!
1 – O escudo da fragilidade No primeiro semestre deste ano, em 24 de maio, num experimento na SP Escola de Teatro, um dos…
As bengalas da humanidade…
I– Ninguém escapa ileso ao espetáculo teatral “Pessoas perfeitas”, a nova erupção do vulcão criativo dos Satyros! Entre muitas leituras possíveis, talvez valha a…
Nunca preste atenção!
I– Não preste atenção… Por defeito de nascença, embora guarde intacta na memória qualquer melodia, não presto atenção, não ouço, não lembro as letras de…
Quarta parede?!
I – O jogo do teatro exige a suspensão da descrença, como se sabe. Se o espectador não se entrega à brincadeira, por melhor que seja o…
Transitoriedade!
Sábado último, dia 21 de junho de 2014, no Teatro da SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt, estreou a peça “Não vejo Moscou…
Olfato, sexo, postura ereta!
1- Das sensações humanas, o sentido mais preservado e afastado das palavras é o olfato. Soterrado hoje, houve um tempo em que ele reinou. Há…
Um fraque para tocar Beethoven, por favor…
No documentário “Santiago”, de João Moreira Salles, de 2007, há uma cena em que, numa noite, Santiago, o mordomo da família Salles (que dá…
Fabio Mazzoni, o senhor das sombras!
A sedução das penumbras de Fabio Mazzoni já estava lá, no ensaio/espetáculo de dança/teatro “Erzebet”, dirigido por ele, no ano passado. Mal se distinguia…
Literatura no palco
O romance “Festa no covil”, de Juan Pablo Villalobos – tema justamente da última coluna de Ivam Cabral de 5 de julho de 2013, aqui no…
Carpas na banheira (de Loeb)
Escritora e psicanalista, Sylvia Loeb acaba de lançar seu quarto livro, no dia 22/06, na Livraria da Vila: “Homens” (editado pela Oficina de Contéudo…
Antígona Beltrão – Heresias no palco
Andrea Beltrão se despe em cena, ao encarnar Antígona. Ligeira e carioca, se põe transparente – e, mesmo assim, ou por isso, dá…
A cena desidratada
Na MIT 2017, entre os dias 14 e 21 de março, no SESC Pinheiros, Susanne Kennedy apresentou a sua transposição para o teatro do…
Clichê e linguagem
i – Silvio Santos quase foi candidato à Presidência da República em 1989. Há 27 anos, eu pensava ingenuamente que alguém com tanta notoriedade…
Teatro, cidade, memória
Quando o campo das artes dialoga com a cidade, em tempos bicudos como o que vivemos, o resultado pode ser reflexão relevante. Assim ocorre…
A força e a forma!
“Anatomia do Fauno” é poderoso teatro dirigido por Marcelo D’Avilla e Marcelo Denny, em temporada na SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt. Os…
O Evangelho segundo Maria
1 – Formidável, em todos os sentidos, o espetáculo “O Testamento de Maria”, em temporada no Sesc Pinheiros até o dia 13 de fevereiro,…
Inventa um cais!
1- Em 1973, em frente à Biblioteca Municipal, ao lado da Praça Dom José Gaspar, perguntei a Alberto Guzik quem era, para ele, a…
A máscara há de ser pele!
A máscara há de ser pele, o sertão há de virar mar… O filme de Polanski “A pele de Vênus” (2013), em cartaz na…
O teatro começa antes do teatro!
1 – Em maio de 2014, assisti a “Um espetáculo absoluto”, da Companhia Sr João, no espaço da Companhia do Feijão. O grupo português…
“Cipis transworld art, industry & commerce”
1 – Editado pela Edusp e recentemente lançado na Galeria Emma Thomas, o volume 22 da coleção Artistas da USP chegou ao mercado. Trata-se de…
Eu cão eu
“Se, na minha exclusão, tantas passagens me são vetadas, eu caminho ali no desafio, na beira do abismo, onde você não sobreviveria”, disse o…
Língua no divã e língua no palco
Há pouco mais de um século, mas remontando ao “Oráculo de Delfos”, a psicanálise se insinua como um espaço-promessa, fonte de respostas, mesmo que…
CIC[ATRIZ]!
REQUIESCAT IN PACE! Maria Alice Vergueiro põe novamente o seu corpo a serviço de Dionísio, em “Why the horse” – em cartaz no SESC…
A cara e o rosto
1 – Ao contrário da pintura, que põe camadas de tinta sobre uma tela branca, a escultura tira da pedra bruta os excessos, para que…
Anamnese
1 – Na Psicanálise, uma dificuldade clínica é descobrir que caminhos traçar quando estamos diante daqueles pacientes muito trancados, muito engessados, muito defendidos, que nem…
É preciso emburrecer…
1- Não há calor nem engano numa tela de computador. A máquina não tem alma. Eis por que a tecnologia é de uma objetividade desumana….
Considerações sobre o riso! Pausa nas grandes reflexões. Enfim, uma coluna curta!
…A cada gesto, morriam de rir. Um deles chegou até a se arrastar no chão, de tanta graça, buscando conter em si a refeição…
Criar é matar a morte
I – Um espetáculo de teatro é algo que se dissolve e se consome, em ato, conforme a máxima de Gore Vidal: “O fato está perdido…
Teatro e gerúndio
1- TRAUMA Os traumas pelos quais passamos só podem ser absorvidos em câmera lenta! No consultório, mais de uma década atrás, uma paciente cujo…
Sexta-feira 13, sorte!
A peça “M.” fica em cartaz no Teatro Augusta somente até sexta-feira, dia 13/12. Dirigido por Mauricio Spina, que também é o autor do…
Análise clínica do DNA da SP Escola de Teatro
1- Sexo e morte Muita lagartixa perde a cabeça (valem os dois sentidos) quando embriagada pela dança de sedução. Frequentemente o animal sacrifica a…
O sonho é descalço…
O diretor Maurício Paroni de Castro, coordenador do evento Chá e cadernos, novo espaço de discussões teatrais da SP Escola de Teatro – Centro de…
Em nome de Alberto
No dia 12 de abril passado, Os Satyros foram convidados por Marcelino Freire a fazer uma homenagem a Alberto Guzik, no Itaú Cultural, na…
As Palavras e as Coisas!
I – A chuva está ligada à narração de fábulas desde tempos imemoriais. Isto se deve ao fato de que o homem das cavernas…
Por um teatro pobre… E carequinha!
Não tem nem um ano de vida, e o Espaço Cultural Pinho de Riga (Rua Conselheiro Ramalho, 599 – Bela Vista), já traz uma boa variedade…
Ecos de Nicky Silver…
Erica Migon e Mariana Lima estiveram no último sábado (2 de março), na Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro, para uma conversa com…
Janeiro de 2013. Uma ficção de início de ano para renovar a vida com chuva.
“A Morte da Letra e a Chuva de ‘és’…” de Sergio Zlotnic. 1 – morte da letra – Houve o enterro de uma letra…
Trabalho e amor…
Trabalhar e amar é o que há de bom neste mundo, diz Freud, no fim da vida – não com estas palavras, talvez não…
Pausa nas grandes reflexões ligeiras e irrelevantes!
Uma palavra sobre a morte… Ninguém morrerá: seremos todos morridos! 1) Frequentemente, na psicanálise e no teatro, os fenômenos que se dão à revelia…
Reflexões irrelevantes para deleite da pátria!
1- Seção: Procon – reclamações justas sobre fatos injustos – coisas que você nunca gostou, mas não teve ninguém que o apoiasse ou defendesse……
Meia dúzia de curtas considerações irrelevantes
Interrogações ontológicas distribuídas a cada esquina do texto. Descoberto o mito de origem de toda a tradição da cultura ocidental. Três dormitórios, sendo uma…
Coluna zzzlot! Junho de 2012… Oito reflexões! zzzzlot@gmail.com
1- Muitos discordaram da última coluna, com indignação, através de mensagens de e-mail, por causa do tema polêmico abordado ali, a respeito da sexualidade…
Coluna zzzlot de maio de 2012 – nove seções!
Coluna zzzlot de maio de 2012 – zzzzlot@gmail.com – nove seções! Como já comentei alhures, maio é o melhor mês na cidade de São…
Meia dúzia de reflexões de outono…
1- Guia cultural – outono de 2012. Os bons programas em São Paulo. a – Good mood. Outono é a melhor época…
Uma dúzia de reflexões para o fim do verão! New born baby cry!
1 – Um teto para o movimento dos cidadãos sem bússola Perguntaram sobre o que seria esta nova coluna que acaba de nascer, inaugurada…