Guilherme Bonfanti é designer de iluminação desde 1988, e atualmente coordenador do curso de Iluminação da SP Escola de Teatro. Com intensa carreira internacional, iniciou sua trajetória no espaço OFF. Trabalhou com dezenas de diretores, entre eles Márcio Aurélio, Gabriel Villela e Miguel Falabella. Colaborou, também, com diversos cenógrafos, incluindo nomes como Gringo Cardia, J.C. Serroni, Hélio Eichbauer e Marcos Pedroso. No campo da arquitetura, esteve ao lado de Isay Weinfeld e Paulo Mendes da Rocha, entre outros. Com Antônio Araújo, fundou o Teatro da Vertigem, do qual é membro atuante, ganhando parte de seus inúmeros prêmios. Desenhou luz para óperas e ainda atuou em dança, com os principais coreógrafos do País. Tem, também, atuação destacada nas Bienais de São Paulo (artes visuais).
Artigos do colunista
“Memorial técnico de artesanias iluminocenográficas: desenvolvendo tecnologia a partir da obsolescência”, de Marcelo Enrique Flecha
“Memorial técnico de artesanias iluminocenográficas: desenvolvendo tecnologia a partir da obsolescência ou Tópicos, apontamentos e derrisões de um iluminador dedicado ao pensamento não acadêmico”,…
Tecnologias Digitais Em Iluminação Cênica Presentes no Laboratório CAC/ECA/USP
No Tecnologias Digitais Em Iluminação Cênica Presentes no Laboratório CAC/ECA/USP – Manual Simplificado para Alunos de Graduação, das alunas bolsistas Daphne Ferreira Botelho e…
Relato de criação da iluminação do espetáculo Outro em si
Nesse artigo, o coordenador do curso de Iluminação da SP Escola de Teatro Guilherme Bonfanti, fala sobre o processo de criação e reflexões do…
Cadernos de Luz
O espaço destinado aos Cadernos de Luz foi idealizado por Guilherme Bonfanti, coordenador do curso de Iluminação da Escola, que, motivado pela escassez de…
Relatos do processo de criação da luz de “Roda Viva”, do Teatro Oficina
“Nunca tinha trabalhado com o Zé [Celso] e queria entrar e conseguir colocar minha ideia de luz para aquele espaço tão importante para a…
Revista Urdimento – Dossiê sobre o evento A Luz em Cena
A revista Urdimento, da Universidade do Estado de Santa Catarina, publicou um dossiê temática em diálogo com o evento A Luz em Cena, realizado…
Light Designer, ser ou não ser?
GUILHERME BONFANTI Especial para a SP Escola de Teatro “Quem somos, de onde viemos, há quanto tempo existimos, como nos mantemos, em que área…
Edição Especial do ‘Cadernos de Luz’ na Revista Sala Preta
GUILHERME BONFANTI Especial para a SP Escola de Teatro Esta edição da coluna “Cadernos de Luz”, do portal da SP Escola de Teatro, reúne…
Relatos do processo de criação da luz de ‘O Filho’
GUILHERME BONFANTI Especial para SP Escola de Teatro No Cadernos de Luz, o iluminador Guilherme Bonfanti relata o processo criativo de Iluminação do espetáculo…
A iluminação de ‘Dizer o que você não pensa… em línguas que você não fala’
FELIPE DEL Especial para SP Escola de Teatro O processo criativo da iluminação do espetáculo “Dire ce qu’on ne pense pas…dans deslangues qu’on ne…
Sob a luz de “Bom Retiro 958 metros” e “Otelo, as faces do ciúme”
ESTHER CHAYA LEVENSTEIN Todo o árduo e criativo processo de concepção da luz para o espetáculo “Bom Retiro 958 metros”, da companhia Teatro da…
Bonfanti e a Luz de “Bom Retiro, 958 metros”
MAJÔ LEVENSTEIN Desde o ano passado, o pensamento teórico de iluminação cênica no Brasil ganhou uma nova ferramenta para reflexão. São os Cadernos…
A Luz de Bonfanti
FELIPE DEL Há alguns meses, o pensamento teórico de iluminação cênica no Brasil ganhava um novo fôlego. Em um projeto encabeçado por Guilherme Bonfanti,…