Desde o início da SP Escola de Teatro, buscamos desenvolver um olhar crítico sobre o curso de Iluminação. Isso nos fez, ano após ano, rever componentes que não estavam funcionando e inserir novos elementos que contribuíssem para a formação de nossas e nossos estudantes.
Iniciamos a jornada com um curso que tentava contemplar a formação em duas áreas dentro da Iluminação: o domínio da técnica e a preparação para que as/os estudantes pudessem se transformar em Light Designers.
Depois de algum tempo, percebemos que seria impossível formar um criador em apenasdois anos de curso. Então, naquele momento, focamos em prepará-las e prepará-los para a parte mais técnica e dar noções de criação para aquelas que quisessem seguir desenhando saíssem com uma boa base para isso.
Independentemente da técnica ou da criação, sempre trabalhamos o olhar critico e uma reflexão sobre seus trabalhos. Quando percebemos a ausência do exercício da escrita, passamos então a pedir que exercitassem a escrita – temas diversos e sempre relacionados ao que a Escola propunha como material de investigação naquele módulo e semestre.
Passamos, assim, a criar seminários e trabalhos escritos para que pudéssemos incentivar a escrita, a pesquisa teórica e a fala em público. Organizar o pensamento e defender um ponto de vista é sempre difícil pra quem pensa a luz, mas, se queremos ocupar espaço nos processos criativos, temos de exercitar isso.
Seguem aqui uma série destes trabalhos. Os temas surgem das afinidades de cada uma das estudantes até para podermos estimular esta escrita.
São trabalhos do ano de 2024.
Boa leitura.
Guilherme Bonfanti
Coordenador da Linha de estudo de Iluminação
ÍNDICE
- Iluminação Instalativa – Eloah Mendes
- A luz como recurso político na obra de dois artistas/coletivos – Laureane Danielle Andreassa Cabral
- Notas sobre iluminação narrativa no cinema e no teatro – Letícia Rocha da Cruz
- Processo Criativo de Wagner Antônio – Laysla Loyse
- Introdução Aos Refletores – Otomerle Lima de Andrade
- Vídeos e Projeções na cena teatral – Sofia Santoro Santos
- Análise interpretativa da luz de Alessandra Domingues no espetáculo Em Obras – Yasmin Magalhães dos Santos Oliveira