Por Miguel Arcanjo Prado
Enviado especial a São José do Rio Preto*
O FIT Rio Preto tem o peso de sua história e de sua tradição. Por isso, participar dele é o sonho de muitos artistas paulistas, brasileiros e internacionais. Afinal, o Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, no interior paulista, completa 55 anos nesta edição que começou em 18 de julho e vai até dia 27 com uma programação robusta e plural. A realização é da Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e do Sesc São Paulo.
Nesta época do ano, os rio-pretenses respiram as artes cênicas por todos os cantos. Para ser mais preciso, são 37 espetáculos de dez estados brasileiros – contemplando todas as regiões do país – e cinco países, ocupam teatros e espaços públicos com 70 apresentações.
Com o tema da memória, a curadoria apostou em espetáculos que abarcam as diversidades, em especial atenção com o teatro negro contemporâneo, em homenagem aos 80 anos do Teatro Experimental do Negro, criado por Abdias do Nascimento. Também há espaço para obras que abordam a vida das pessoas com deficiência, o legado caipira e a luta feminista, entre outros temas.
Curadoria
Intitulada “Curando a MEM{ÓRÌ}A”, a curadoria do FIT Rio Preto 2024 teve como elemento norteador a celebração dos 80 anos de fundação do Teatro Experimental Negro (TEN), criado por Abdias do Nascimento (1914-2011) – um teatro de resistência, de grupo, de formação e de memória. “Lembrar é um trabalho social e político que pode ser caracterizado pela lembrança e pelo esquecimento, pela voz e pelo silenciamento, pela liberdade e pela opressão, pelos afetos e pela violência”, destaca o trio de curadores Diego Valladares, Monique Cardoso e Naruna Costa.
Segundo o prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo, a memória e a ancestralidade são temas fundamentais para a compreensão da identidade de um povo e para a construção de sua história.
“Por meio de suas apresentações, o festival contribui para a preservação da memória cultural e para o fortalecimento da identidade de um povo, valorizando a diversidade cultural. Que o FIT Rio Preto 2024 possa ficar registrado na memória de todas as pessoas como um encontro de potências e transbordamentos”, fala Edinho Araújo.
Para conhecer a programação completa, basta acessar: https://www.fitriopreto.com.br/. Viva o patrimônio cultural paulista e brasileiro chamado FIT Rio Preto!
Números do FIT Rio Preto 2024
37 obras, sendo 18 com entrada gratuita
70 apresentações, sendo 34 gratuitas
5 países, 10 estados brasileiros, todas as regiões do país
20 espaços
450 artistas, seus produtores e técnicos
41 atrações no Graneleiro gratuitas
25 ações [per]formativas gratuitas
Mais de 130 horas de programação
Cerca de 140 pessoas trabalhando diretamente e mais de 200 pessoas indiretamente
*O Coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais Miguel Arcanjo Prado viajou a convite do FIT Rio Preto.