A seção Chá e Cadernos surgiu como uma coluna chamada “Papo com Paroni”, que integrava um projeto de produção cultural e de conversações e artigos elaborado por Mauri Paroni, na Biblioteca da Escola. Abaixo, reunimos os artigos anteriormente publicados na coluna.
O autor recomenda que seja feita uma leitura aleatória e descontraída, como se saboreia um chá em boa companhia. Um território informal de reflexão propício para pensar a própria arte. Serve para o tráfico de conhecimento e o aprendizado do “aparentemente proibido”. A cultura teatral renovada está historicamente ligada aos territórios de troca de informação como chás, cafés e boca a boca – nos quais se faz as contas com a própria personalidade artística. Situa-se, quase sempre, fora do âmbito hierárquico: é o espaço onde as pessoas falam sobre a vida comum.
“Amo conversar num âmbito menos hierárquico. Eu mesmo vivi isso na biblioteca da escola Paolo Grassi (Piccolo Teatro de Milão) como o catalisador essencial do aprendizado. Kantor me dizia para sempre incentivar o ‘contrabando’ ao ensinar. Não costumo transmitir isso em sala de aula, por conta do necessário respeito pedagógico. Nem posso, pela natureza do ensino técnico teatral, o qual requer disciplina organizativa”, escreve Mauri Paroni.
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Mauri Paroni de Castro é diretor, dramaturgo e crítico teatral. Fez cursos de graduação na Faculdade de Direito, na Escola de Comunicação e Artes e na Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo. Depois, residiu em Milão, na Itália, por 15 anos, sendo formado pela Scuola D’Arte Drammatica Piccolo Teatro di Milano, hoje conhecida apenas como Paolo Grassi. Foi professor residente da instituição entre 1985 e 1999. Dirigiu mais de 30 espetáculos na Itália, no Reino Unido e no Brasil. Foi colaborador do jornal Folha de S. Paulo. É coordenador da Biblioteca da SP Escola de Teatro e autor de “Aqui Ninguém É Inocente”, livro sobre os métodos de dramaturgia que empregou em sua companhia Atelier de Manufactura Suspeita.
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Gesto e Juventude
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Ondas
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Carta Personalíssima a jovens [poetas] – política I – anos 80
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Cartas Personalíssimas para Jovens [Poetas] – Preâmbulo dos Anos 80
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Bibliotecas versus Werwolfs
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Alteridade, gesto, corpo presente
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Palhaços
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Craques e afetos
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O Roteiro que Somos
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Epitáfios e traumas: admiráveis micro roteiros
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Desconfiança, Mentira, Política, – “Quem é o responsável?”
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Tempo de roteiro II
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Ato de Empatia
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Aqui está o teatro contemporâneo. (Não nos desesperemos)
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Estelionato, Aparência, Alegoria II: O diabo no corpo
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Olhar, alegoria, metáfora: roteiros do real
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Vida Irrepetível (I)
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Também
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Prática com um ator senegalês
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Sete longínquos ecos brasileiros surrealistas no Scala
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Insights
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Certas molduras provocam mais que a tela
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Extinção Romana
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Sobre Existências
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Digressões sobre dois dramas vivos mesmo com plateias vazias
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Vertigem quinta: As pragas do Egito na Bíblia judaica vistas como pandemia
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A boa revolta de Valter Rege
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Vertigem quarta: Pandemia, amor, Boccaccio e Pasolini
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Vertigem terceira: Pandemia, teatro, Defoe e Camus
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Vertigem segunda: Teatro, ser, presente
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Vertigem primeira: Pandemia, teatro e vida
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Amor, liberdade e teatro
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Do amor e da loucura: O Elogio do Amor – breve aventura de apresentação
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Polêmica versus existência – um passeio na net com Bill T. Jones
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Ibsen e o desfiladeiro onírico: Fosse
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Antiga performance contemporânea
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Narração, personagem, conflito, contemporaneidade
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Thierry Salmon – Uma Pedagogia (II)
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O espelho do vidente
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Thierry Salmon, demiurgo e pedagogo
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Thierry Salmon – Uma pedagogia (I)
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Sincronismo e Iconoclastia
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O dia em que serei defunto
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Infância, Rebeldia, Teatro: Passagens
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Em qual revolução estamos agora? (Pier Paolo Pasolini)
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Vetusta Contemporaneidade
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A Idade do Desafio
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Traduzir a dramaturgia: encenar Luigi Pirandello
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Visões, assassinatos, dores e política dentro de um corpo desviante
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Especulação, nomes, dramaturgia e ironia para um fim de ano feliz
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Performance Homérica
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Dramaturgo, dramaturg, dramaturgista
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Dever ou Poder
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De eloquentes radicalismos expostos
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O sonho é descalço…
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Dois recados para evitar pesadelos
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No teatro, corpo e mente são como ator e público: coincidem
Acesse abaixo os artigos anteriormente publicados na coluna Papo com Paroni:
Papo com Paroni | Memento Mori
Papo com Paroni | Fluxo vital, passado e futuro
Papo com Paroni | Tudo Muito Limpinho
Papo com Paroni | Gramsci, Grand Guignol e Distopia
Papo com Paroni | Recado “Utodistópico”
Papo com Paroni | Utilidade e distopia
Papo com Paroni | Uma distopia real – Futebol do teatro
Papo com Paroni | Certas conversas sobre distopias em Brecht
Papo com Paroni | Utopia para a Distopia – II
Papo com Paroni | Utopia para a Distopia – I
Papo com Paroni | Confissão de dívida
Papo com Paroni | Pensamento Frágil
Papo com Paroni | Pretexto, contexto histórico, preconceito, poder
Papo com Paroni | É possível morrer, mas não é possível encenar: O testamento de Pirandello
Papo com Paroni | Tema delicadamente criminoso – III (*)
Papo com Paroni | Tema delicadamente criminoso – II (*)
Papo com Paroni | Tema delicadamente criminoso – I (*)
Papo com Paroni | Lógicas de um ogro (*)
Papo com Paroni | Stand up – and down (*)
Papo com Paroni | Ensaio e não ensaio (II): Ator e não ator (*)
Papo com Paroni | Glossário amoroso de tipos odiosos do mundo do espetáculo
Papo com Paroni | Performances de prosaico fascismo
Papo com Paroni | Indecência no velório
Papo com Paroni | Drama e amor confessional
Papo com Paroni | Monólogos universais sobre aquela Senhora
Papo com Paroni | Stanislavski além do espelho: mais do que parece
Papo com Paroni | Convite à (re)descoberta de técnicas antigas – V
Papo com Paroni | Convite à (re)descoberta de técnicas antigas – IV
Papo com Paroni | Convite à (re)descoberta de técnicas antigas – III
Papo com Paroni | Convite à (re)descoberta de técnicas antigas – II
Papo com Paroni | Convite à (re)descoberta de técnicas antigas – I
Papo com Paroni | O buraco é o olho
Papo com Paroni | Discurso sobre uma receita do bolo e alguns simulacros II
Papo com Paroni | Discurso sobre uma receita do bolo e alguns simulacros I
Papo com Paroni | Arte é cidade; cidade é arte (III) – Uma conclusão
Papo com Paroni | Arte é cidade; cidade é arte (II) – Misticismo urbano
Papo com Paroni | Cidade é arte; arte é cidade (I)
Papo com Paroni | Aposta do ensaio – aposta do não ensaio (I)
Papo com Paroni | Pessimismo otimista
Papo com Paroni | Fetiches e silogismos
Papo com Paroni | Brilhantes e estilhaçados fantasmas
Papo com Paroni | Panfleto impossível
Papo com Paroni | Impossível não performar V
Papo com Paroni | Impossível não performar IV
Papo com Paroni | Impossível não performar III
Papo com Paroni | Impossível não performar II
Papo com Paroni | Impossível não performar I
Papo com Paroni | Impossível não narrar V
Papo com Paroni | Impossível não narrar IV
Papo com Paroni | Circo, encruzilhada da memória
Papo com Paroni | Impossível não narrar III
Papo com Paroni | Impossível não narrar II
Papo com Paroni | Impossível não narrar I
Papo com Paroni | Documento e provocação
Papo com Paroni | Ibsen nunca mais foi o mesmo
Papo com Paroni | Dramalhão da ética
Papo com Paroni | Graham Eatough e a Deriva Clássica
Papo com Paroni | Antigas escrituras budistas
Papo com Paroni | Um grande autor contemporâneo: Renato Gabrielli
Papo com Paroni | Meu encontro com Tadeusz Kantor
Papo com Paroni | Um modo de ser dramaturg
Papo com Paroni | Renata Molinari, Thierry Salmon e a Arena Dramática: influência
Papo com Paroni | Ruzante: autor de falas em música
Papo com Paroni | Aura e Brincadeira: Convenção ou Convicção?
Papo com Paroni | Strindberg, Camus, Schumann: um acesso
Papo com Paroni | Um anjo contra o limbo
Papo com Paroni | Esqueletos no armário
Papo com Paroni | Big Little Bill
Papo com Paroni | Cinema e criancismo I
Papo com Paroni | Alguma arte em definição da Infância (Sem o Cinema) – I
Papo com Paroni | Sombras de Shakespeare
Papo com Paroni | Ela é e só ela é!
Papo com Paroni | Preconceito e crianças: criancismo
Papo com Paroni | O véu da transparência radical de Hannah Arendt
Papo com Paroni | Pílulas de Ano Novo (parte 2)
Papo com Paroni | Pílulas de Ano Novo (parte 1)
Papo com Paroni | Química imortal
Papo com Paroni | Tramas e cornos
Papo com Paroni | Rock pregresso, Rock progressivo
Papo com Paroni | O curto-circuito do teatro burguês
Papo com Paroni | Navalha na carne
Papo com Paroni | Uma boia de salvação: a mise en espace
Papo com Paroni | Três mestres da calúnia
Papo com Paroni | Na esquina alegórica e social de Diderot
Papo com Paroni | “Nathan, o sábio”
Papo com Paroni | A dor, matéria-prima do drama
Papo com Paroni | Lembrança de Kantor
Papo com Paroni | A respiração de um afresco iluminista
Papo com Paroni | Conselhos para a crise