Coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro, Miguel Arcanjo Prado participou como jornalista e crítico convidado do Edinburgh International Culture Summit 2022 – Cúpula Internacional da Cultura de Edimburgo e do Fringe do 75º Festival Internacional de Edimburgo, na Escócia, Reino Unido. O primeiro evento, que reuniu líderes de políticas culturais de todo o mundo, foi realizado de 26 a 28 de agosto. Já o festival aconteceu de 5 a 28 de agosto de 2022.
O Blog do Arcanjo, site de jornalismo cultural fundado por Miguel Arcanjo Prado em 2012 e referência na área, foi especialmente convidado a viajar para realizar a cobertura jornalística do evento, sendo Arcanjo o único jornalista brasileiro e latino-americano presente em Edimburgo.
Arcanjo chegou à Escócia na quinta, 25 de agosto, e permaneceu no país britânico até esta segunda, 29 de agosto, período em cobriu a reta final da Cúpula da Cultura de Edimburgo e do Festival Internacional de Edimburgo. Ele ainda acompanhou a produção teatral brasileira participante no Fringe de Edimburgo, a peça Isto É Um Negro?, que ficou quase um mês em temporada no Summerhall de Edimburgo sob curadoria da MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, com grande repercussão de público e de crítica.
“Foi um imenso privilégio poder integrar esta missão internacional com o apoio do diretor executivo da SP Escola de Teatro, Ivam Cabral, e representar nossa cultura paulista e brasileira no mais importante festival de teatro do Reino Unido e do mundo. Tive a honra de acompanhar os debates de líderes da cultura no mundo no Parlamento Escocês, onde fui muito bem recebido durante o Edinburgh International Culture Summit 2022″, comenta Arcanjo.
Também participou do Fringe, de modo digital, a peça The Art of Facing Fear – The United Union, de Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez, da paulistana Cia. de Teatro Os Satyros e cofundadores da SP Escola de Teatro, em realização com o o grupo indiano The Red Curtain, de Calcutá, na índia. Arcanjo ainda visitou o museu House for an Art Lover, na metrópole escocesa Glasgow, vizinha a Edimburgo.
“Além disso, pude ver o sucesso da peça brasileira Isto É Um Negro, e assistir a produções teatrais internacionais de altíssima qualidade. Fui muito bem recebido pelo povo escocês e espero retornar a Edimburgo inúmeras outras vezes. Trata-se da minha primeira viagem à Europa. Certamente, um momento inesquecível em minha trajetória”, afirma Miguel Arcanjo Prado sobre a viagem internacional.