As lacunas de memórias sobre a história dos seus antepassados, bem como a ancestralidade negra presente em sua família, foram a inspiração para Gabriel Cândido criar a performance e a instalação Rastros, que desde o final de julho iniciou um ciclo de apresentações públicas em espaços culturais da cidade de São Paulo. Ele é artista egresso de atuação da SP Escola de Teatro e em 2021 trabalhou como artista convidado da instituição.
Em sua pesquisa, o performer relacionou os trajetos de origem das suas bisavós e dos seus bisavôs até a região do grande ABC e da própria capital paulista com os processos de industrialização da metrópole, e a busca por oportunidades de trabalho, moradia e ascensão socioeconômica.
Atrelado ao passado e ao presente da população brasileira, o café e o açúcar são utilizados na obra como elementos poéticos para criar reflexões sobre as mãos de obra que construíram a sociedade brasileira. Ao mesmo tempo, as trajetórias de tais elementos evocam relações de afetivas na atualidade, desta forma, provocando fricções nas memórias.
“Durante a ação, o desafio é criar um acontecimento artístico, traduzir no corpo e na criação de imagens essas possibilidades de leituras para criar aproximações e distanciamentos sobre essas relações com o café, o açúcar e os demais elementos presentes no trabalho e de alguma forma sobrepô-las às lacunas de memórias sobre os meus antepassados, uma vez que é uma realidade da população negra no Brasil por conta dos processos e sequelas da colonização escravista”, comenta Candido.
A performance e instalação “Rastros” fazem parte do projeto Repertórios Sobre Vivências, que existe desde 2019 e utiliza procedimentos do teatro, audiovisual e artes visuais para a pesquisa e criação de performances que tem como conteúdo as relações da ancestralidade negra a partir da memória e dos processos históricos do Brasil.
As próximas apresentações acontecem nesta terça-feira, 30, no Centro Cultural da Juventude – CCJ, às 15h, e no Tendal da Lapa, na próxima sexta, 9/09, às 20h. O espetáculo é gratuito.
Rastros
Ficha técnica:
Idealização, produção e concepção artística: Gabriel Cândido.
Direção de arte: Glenda Nicácio.
Produção executiva: Kauanda.
Projeto gráfico: Aline Mor.
Registro audiovisual: Jerê Nunes.
Apoio técnico e contrarregragem: Bongô e Nina Ferreira.