A saudade é o que faz as coisas pararem no tempo.
Mario Quintana
Que memória você guarda do amor? Um espaço guardado no tempo, olhos que espiam dentro da alma. Um vazio abarrotado de lembranças, imagens, desejos.
Os atores Daíse Amaral, Clóvys Tôrres e Roger Rodrigues viajam ao subconsciente, através da poesia. Um sonho! Um tempo de memórias numa experiência sensorial que desperta no espectador novas narrativas e construções imagéticas e emocionais.
Escrita por Clóvys Tôrres, encenada por Fernando Nitsch e com trilha original de Sérvulo Augusto, o espetáculo “Saudade – É Uma Brecha No Vazio Do Tempo” é uma poesia cênica sobre o amor, a passagem do tempo, o abandono e a saudade.
E foi no palco do Teatro Viradalata que o elenco me recebeu para um ensaio fotográfico, alimentados pela ideia que a fotografia pode substituir a presença de algo que já esteve ali de fato. É a substituição metonímica, em um suporte de papel ou digital, de alguma evidência, de um acontecimento. Ao mesmo tempo em que atesta a ausência do referente, se coloca como representação do mesmo e, essa distância potencializa o registro fotográfico a uma capacidade de combinação visual, sobretudo da lembrança. Philippe Dubois afirma que “[…] uma foto é sempre uma imagem mental, ou, em outras palavras, nossa memória só é feita de fotografias”
Bob Sousa é fotógrafo, pesquisador e mestre em artes pela Unesp. É crítico de artes visuais/APCA e Prêmio Arcanjo de Cultura
FICHA TÉCNICA:
Atores: Daíse Amaral, Clóvys Tôrres e Roger Rodrigues
Autor: Clóvys Tôrres
Direção: Fernando Nitsch
Música Original e Direção Musical – Sérvulo Augusto
Assistente de direção: Renatto Moraes
Luz: Cesar Pivetti
Figurino: Daniel Infantini
Cenário: Daniel Infantini e Fernando Nitsch
Assessoria de Imprensa: Valle da Mídia
Maquiagem: Juliana Araújo
Foto: Ricardo Guzzo
Produção e Realização: DNA Produções Artísticas
Coordenadora de produção: Daíse Amaral
Produção executiva e assessoria jurídica: Renatto Moraes
Financeira: Natalia Castagna
Local: Teatro Viradalata
Rua Apinajés 1387 – Sumaré
Temporada: de 06 de agosto a 28 de agosto
Sábados às 20h30 e domingos às 19h
Ingressos: R$ 60 – https://bileto.sympla.com.br/event/74622
Duração: 50 minutos