“A carne mais barata do mercado é a carne negra
A carne mais barata do mercado é a carne negra
(Só cego não vê)” Elza Soares
MACACOS, da Cia. do Sal, criada e encenada por Clayton Nascimento, é o nome do espetáculo que faz referência a uma das formas de xingamento mais usada para ofender os negros no mundo todo. O preconceito contra os povos pretos é abordado em cena a partir do relato de um homem-negro que busca respostas para o racismo que rodeia seu cotidiano e a história de sua comunidade.
O espetáculo se desenrola num fluxo de pensamentos, desabafos e elucidações que surgem em cena, pautados pela História do Brasil e situações vividas por grandes artistas negros – de Elza Soares a Machado de Assis – até alcançar relatos e estatísticas do Brasil de 2022. De um modo desprevenido, o ator conduz o público a uma navegação de sonhos, reflexões, poesia e rock’n’roll. O espetáculo conta ainda com provocação cênica de Aílton Graça e preparação corporal de Ana Maria Miranda, Professora da Escola de Arte Dramática da USP.
E foi nesta dança, embalados ao som de Elza Soares e do auxilio luxuoso de Ulisses Dias e Vinicius Bogas, que Clayton e eu bailamos pelo tablado da Sala Jardel Filho, entremeados pela câmera fotográfica e livres que quaisquer preconceitos.
Bob Sousa é fotógrafo, pesquisador e mestre em artes pela Unesp. É crítico de artes visuais/APCA e Prêmio Arcanjo de Cultura
Serviço
Macacos, com Cia do Sal
Temporada: de 15 a 31/07, quinta a sábado, às 20h e domingos, às 19h
Centro Cultural São Paulo – Sala Jardel Filho
R. Vergueiro, 1000 – Paraíso/ São Paulo | SP
Duração: 80 min | Recomendação: 14 anos
Grátis | Retirada de ingressos com 1h de antecedência
*Depois do espetáculo, nos dias 23, 24, 30 e 31/7 haverá uma conversa com participação de convidados.