Live, digital, online ou virtual. Essas palavras estão na moda no teatro, com as peças na internet transformando o computador ou celular em palco. Tem gente que gosta, tem gente que critica, mas uma coisa é certa: não dá pra passar despercebido pelo novo “espaço” teatral.
Mas o teatro na internet faz parte, na verdade, de uma série de experimentos da narrativa transmídia, que incorpora na dramaturgia e na cena as tecnologias bem comuns desse tempo digital que vivemos. Ou, como diz a professora Luciana Comin, “é uma resposta artística a um mundo que foi se tornando cada vez mais complexo, a partir do advento da era digital”.
CULTURA EM CASA
Assim como outros equipamentos, a SP Escola de Teatro criou uma programação especial na internet para oferecer ao seus seguidores. Assim, está disponível uma série de conteúdos multimídia, como vídeos de espetáculos e de palestras e bate-papos de nomes como as atrizes Fernanda Montenegro, Nathalia Timberg e Denise Fraga, a monja Coen, a escritora Adélia Prado e o pastor Henrique Vieira, além de cursos gratuitos a distância.
O acervo ainda inclui filmes produzidos pela Escola Livre de Audiovisual (ELA) – iniciativa da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), gestora da SP Escola de Teatro – em parceria com instituições internacionais, com a Universidade das Artes de Estocolmo (Suécia).
#culturaemcasa #teatroemcasa