(Foto: André Stefano)
Entre maio e julho, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco promoveu gratuitamente o curso de Extensão Cultural “Iluminação para além do teatro”. A proposta, como o próprio nome já diz, era proporcionar aos participantes a chance de aprofundar seus conhecimentos em outras áreas de atuação da luz para além do teatro, suas características diversas, suas similaridades e diferenças.
Para ministrar as aulas, foram convidados profissionais com larga experiência na área, como Camilo Bonfanti, André Boll, Caetano Vilela, Fernanda Carvalho e Miló Martins. Cada um deles apresentou procedimentos, concepções e materiais de trabalho da iluminação em suas respectivas áreas de atuação, como shows, dança, ópera, exposições e eventos corporativos.
Caetano Vilela, encenador e iluminador de renome, ficou responsável pelo módulo Ópera. No dia 8 de junho, um domingo, à tarde, o artista conduziu os participantes do curso em uma aula prática no Theatro Municipal de São Paulo. Na ocasião, cumpria temporada no espaço a ópera “Carmen”, dirigida pelo encenador italiano Filippo Tonon e iluminada pelo próprio Vilela.
Com foto de André Stefano, a Click! de hoje resgata o momento dessa aula, com Vilela e alguns de seus pupilos em frente ao cenário da obra.