(Foto: Cristiane Camelo)
O técnico teatral e diretor de cena venezuelano Gustavo Araque ministrou, na semana passada, uma oficina aos aprendizes dos cursos de Cenografia e Figurino e Técnicas de Palco da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.
No workshop “A direção técnica e o ofício do diretor de palco: um processo criativo”, o convidado colocou os aprendizes em contato com técnicas teatrais e atores interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre a direção técnica e a coordenação de cenário como um processo e ferramenta criativa, de apoio efetivo ao fazer teatral e ao mundo do espetáculo.
A proposta, segundo Araque, era que os participantes tivessem “a experiência necessária para lidar com a preparação técnica da montagem de um evento”. As atividades tiveram como base dois espetáculos em vídeo: o musical “Godspell”, de Stephen Schwartz e John-Michael Tebelak, e a ópera multimídia “A tempestade”, do Circo Paralelo, sob a direção do Maestro Jacobo Borges.
Assim, o objetivo era “conduzir os aprendizes a revisarem as condições cênicas e os requerimentos técnicos dos espetáculos mencionados, aproximando os participantes do desenvolvimento das etapas relacionadas a essas áreas”, explicou o venezuelano. Para tanto, o trabalho foi composto de sessões teóricas e práticas, durante as quais os aprendizes se dividiram em grupos.
A foto da Click! desta semana foi feita no último dia do workshop. Na imagem, o convidado (de camisa preta) aparece comentando o trabalho sob os olhares atenciosos dos aprendizes.
Texto: Felipe Del