(Foto: André Stéfano)
A parresia é o termo em grego para designar a coragem de se dizer a verdade, expor tudo, falar com franqueza. O conceito, criado pelo filósofo francês Michel Foucault, norteou os experimentos dos aprendizes do módulo Vermelho da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, compartilhados com o público no Território Cultural do último sábado (26).
No evento, os oito núcleos do módulo Vermelho – grupos compostos por aprendizes de todas as áreas – mostraram ao público suas investigações cênicas.
No módulo Vermelho, diferentemente dos outros, o eixo temático deve ser definido por cada núcleo, assim como o material de trabalho que encaminhará a pesquisa. O operador – ou seja, o modo por meio do qual as técnicas e conteúdos são trabalhados, sendo geralmente um pensador – é o conceito de parresia, de Michel Foucault. O artista pedagogo é composto por uma série de peças (sendo duas por núcleo), nas quais os aprendizes poderão investigar o emprego da parresia.
A foto que ilustra a Click! de hoje mostra a aprendiz de Atuação Melina Barbosa, do núcleo 1, em cena, segurando um acrílico no qual é projetada uma imagem.
Texto: Felipe Del