O espaço destinado aos Cadernos de Luz foi idealizado por Guilherme Bonfanti, coordenador do curso de Iluminação da Escola, que, motivado pela escassez de materiais teóricos na área, decidiu abrir terreno para reunir estudos e pensamentos sobre o tema.
Designer de iluminação desde 1988. Com intensa carreira internacional, iniciou sua trajetória no espaço OFF. Trabalhou com dezenas de diretores, entre eles Márcio Aurélio, Gabriel Villela e Miguel Falabella. Colaborou, também, com diversos cenógrafos, incluindo nomes como Gringo Cardia, J.C. Serroni, Hélio Eichbauer e Marcos Pedroso. No campo da arquitetura, esteve ao lado de Isay Weinfeld e Paulo Mendes da Rocha, entre outros. Com Antônio Araújo, fundou o Teatro da Vertigem, do qual é membro atuante, ganhando parte de seus inúmeros prêmios. Desenhou luz para óperas e ainda atuou em dança, com os principais coreógrafos do País. Tem, também, atuação destacada nas Bienais de São Paulo (artes visuais).
Leia os textos da coluna:
Máquinas da luz: Considerações sobre a Iluminação Cênica no Pós-Humano – Publicado em 11/03/2021
Mestres da iluminação cênica moderna nos palcos brasileiros – Publicado em 11/03/2021
A performatividade da luz como elo entre a cena e o espectador – Publicado em 10/03/2021
Cultura, luz & latitudes – Publicado em 05/11/2019
Relatos do processo de criação da luz de “Roda Viva”, do Teatro Oficina – Publicado em: 10/10/2019
Processo de iluminação da ‘caixa preta’ no palco do CCA Vista Alegre – Publicado em: 12/09/2019
Introdução ao Arduino para operação de luz – Publicado em: 12/09/2019
Utilizando IP na iluminação cênica – Publicado em: 10/07/2018
Relato sobre a exposição “Mais de Mil Brinquedos para a Criança Brasileira” – Publicado em: 25/06/2018
Relato sobre experiência como followspot em ‘A Dama do Mar’, de Bob Wilson – Publicado em: 25/06/2018
Revista Urdimento – Dossiê sobre o evento A Luz em Cena – Publicado em: 11/05/2018
Light Designer, ser ou não ser? – Publicado em: 19/03/2018
Práxis cênica como articulação de visualidade – Publicado em: 31/10/2017
Memorial de Iluminação de ‘O Fantasma da Natureza Morta’ – Publicado em: 29/09/2017
Práticas recomendadas para planta de iluminação teatral – Publicado em: 29/08/2017
Discussão sobre a idéia da iluminação como dramaturgia – Publicado em: 29/09/2016
A Cartilha Brasileira de Teatro de Sombras – Publicado em: 09/09/2016
Dramaturgia da luz, um conceito operístico – Publicado em: 20/05/2016
Memorial técnico de Iluminação – Núcleo 8, módulo verde de 2016 – Publicado em: 30/05/2016
Edição especial do ‘Cadernos de Luz’ na Revista Sala Preta – Publicado em: 21/12/2015
Relatos do processo de criação da luz de ‘O Filho’ – Publicado em: 29/07/2015
Uso de equipamentos luminosos não teatrais na iluminação cênica contemporânea em São Paulo – Publicado em: 19/12/2014
Reflexões sobre design cênico e sobre a performatividade da luz em ‘Disparis’ nos Cadernos de Luz – Publicado em: 25/06/2014
A iluminação de ‘Dizer o que você não pensa… em línguas que você não fala’ – Publicado em: 17/12/2014
A iluminação do Cordel do Fogo Encantado – Publicado em: 03/02/2014
Cenografia da Sombra – Publicado em: 12/11/2013
Sob a luz de “Bom Retiro 958 metros” e “Otelo, as faces do ciúme” – Publicado em: 30/07/2013
Luz e improvisação na cena – Publicado em: 11/06/2013
A Performatividade da Luz – Publicado em: 13/05/2013
A Re-Construção do Espaço Através da Luz – Publicado em: 29/04/2013
Bonfanti e a Luz de “Bom Retiro, 958 metros” – Publicado em: 14/02/2013
Linguagem e alfabetismo visual – Publicado em: 17/12/2012
A Luz de Bonfanti – Publicado em: 16/10/2012
Reflexões em torno da luz – Publicado em: 12/06/2012
Design, cena e luz: anotações – Publicado em: 01/01/2012
A luz de Rainha[(S)] – Publicado em: 15/04/2009