Aprendizes do Núcleo 5 do Módulo Amarelo (Foto: Camila Crivelenti)
Criar um programa de procedimentos cênicos sob o eixo temático Narratividade e tendo como material “SP: Maio de 2006 – A Ação do PCC na Cidade” foi a provocação lançada aos aprendizes do Módulo Amarelo da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, que compartilharam seus trabalhos com o público no último sábado (1), durante o Território Cultural.
Para tentar explicar o estado de violência atual, evidenciado nos ataques realizados pelo crime organizado há pouco mais de seis anos, os integrantes do Núcleo 6 recorreram à história do Brasil. Assim, eles voltaram ao período das grandes navegações e traçaram um paralelo com o quadro de hoje.
Na sala de trabalho do grupo, cenas em que denunciam os abusos sexuais contra as índias e a exploração do trabalho indígena se desenrolavam enquanto músicas carregadas de ironia ecoavam. Vez por outra, o estampido de tiros de armas de fogo dava origem às batidas de um samba.
A Click! desta semana retrata um dos trechos dessa abertura de sala. Na imagem, Jô Freitas, Andrea Dian, Mari Taques e Fernando Bassetto Vasques (com seu cabelo amarrado para cima), todos aprendizes de Humor, dão o ar da graça.
Texto: Felipe Del