A SP Escola de Teatro começa neste final de semana a temporada 2019 de espetáculos em cartaz na sede Roosevelt, região central da cidade. Maior centro de formação em artes cênicas da América Latina, a instituição é ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
Na sexta-feira (8/2), a Escola recebe a Cia. do Despejo, com sua montagem de estreia, “Fêmea”, dirigida por Carmem Soares. Unindo narrativas corporais, musicais e sensoriais, a peça se inspira em quatro animais utilizados para adjetivar pejorativamente as mulheres: porca, galinha, vaca e loba.
A partir destes aspectos, o espetáculo busca demonstrar que violências e negligências contra as mulheres ainda são parte fundacional de um sistema estruturalmente machista, que as coloca como seres domesticáveis. A ideia é mostrar, por meio de cenas cruas e reflexivas, a realidade diária de incontáveis mulheres. Com entrada gratuita, a curta temporada segue até segunda-feira (11/2).
Composto quase que inteiramente por mulheres, o espetáculo tem estudantes egressos da SP Escola de Teatro em sua produção: Aline Machado, Ingrid Alecrim e Mariana Arantes (Atuação); Duda Viana (Cenografia e Figurino); Felipe Dias Batista (Dramaturgia e Humor); Leandra Demarchi (Iluminação); Helena Menezes, Nina Oliveira e Wayra Arendartchuk (Sonoplastia); e Ingrid Oliveira (Técnicas de Palco).
Também na sexta (8/2) entra em cartaz na sede Roosevelt “Ontem Eu Te Amo”, da Cia. Teatro de Romance. Na trama, um homem e uma mulher se encontram numa pacata estação de trem. Eles parecem não se conhecer, mas, mal iniciado o diálogo, se beijam apaixonadamente. No entanto, embora tenham se permitido viver o momento presente, o tempo os castigará de maneira impiedosa. O espetáculo, com ingressos por R$ 20 (meia) e R$ 40, cumpre temporada na SP Escola de Teatro entre 8 e 25 de fevereiro.
Escrita por Denis Antunes, que contracena com a atriz Gabrielle Araújo, a peça mostra o fugaz encontro entre Henrique e Valentina, conduzido por diálogos que ora sugerem flertar com o idealismo romântico, ora conduzem as personagens de volta ao chão, para um embate entre desejos e dissimulações. O berço, a família, o casamento, a traição, o sexo, a religião, o medo e o desejo constroem o cenário para o embate romântico.