Pela segunda vez, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco recebe o diretor italiano Eugenio Barba. A primeira vez, em 2010, ele fez uma breve visita para expor aos aprendizes sua visão sobre a função do teatro no mundo contemporâneo.
Além disso, a Escola organizou uma visita ao Teatro Sérgio Cardoso, onde Barba falou sobre seu método de trabalho, o processo de direção/criação teatral e o modo como observa as pessoas, os ambientes e as tradições de diversos tipos de cultura em suas viagens pelo mundo. Dessa vez, ele vem para ministrar uma aula magna ao público externo e aos aprendizes da Escola, cujo tema é “Aprendendo a Aprender”.
O diretor italiano Eugenio Barba, que virá a SP Escola de Teatro na próxima quinta-feira (15) (Foto: Divulgação)
Antes de ser internacionalmente reconhecido, Barba trabalhou como marinheiro, em 1954, na Noruega. Sua formação é em Literatura Francesa e História das Religiões Nórdicas. Em 1964, decide iniciar um teatro particular, o Odin Teatret, com jovens que não haviam sido admitidos na Escola Teatral do Estado de Oslo. A primeira peça encenada foi “Ornitofilene”, do autor norueguês Jens Bjorneboe, apresentada na Noruega, Suécia, Finlândia e Dinamarca.
Em 1965, publica, na Itália, seu livro “Grotowski alla Ricerca del Teatro Perduto” (“Grotowski na Procura do Teatro Perdido”). No ano seguinte, vem à América do Sul e apresenta-se no Festival Internacional de Teatro da Venezuela. Em 1979, o diretor cria o International School of Theatre Anthropology (Ista), sendo considerado um dos mais importantes nomes da antropologia teatral.
Entre os mais de 60 espetáculos encenados ao longo de sua carreira, estão “Min Fars Hus” (A Casa de Meu Pai) (1972); “Le Ceneri di Brecht” (As Cinzas de Brecht) (1980); e “Il Gospel Secondo Oxyrhincus” (O Evangelho segundo Oxyrhincus) (1985). Dentre as produções mais recentes, estão “Sale” (Sal) (2002); “Grandi Città sotto la Luna” (Grandes Cidades sob a Lua) (2003); “Il Sogno di Andersen” (O Sonho de Andersen) (2005); e “Don Giovanni all’Inferno” (Don Giovanni no Inferno) (2006).
Apaixonado, também, pela escrita, Barba publicou “Além das Ilhas Flutuantes” (1991); “A Canoa de Papel” (1994); “A Arte Secreta do Ator” (1995); “Terra de Cinzas e Diamantes: Minha Aprendizagem na Polônia” (2010); “Queimar a Casa: Origens de um Diretor” (2010); e “Teatro: Solidão, Ofício, Revolta” (2010).
Clique aqui e se inscreva para assistir à aula. Não perca tempo, pois só há 20 vagas para o público externo.
Serviço
Aula Magna com Eugenio Barba
Tema: “Aprendendo a Aprender”
Quando: Quinta-feira (15/12), das 9h15 às 11h15
Onde: SP Escola de Teatro
Av. Rangel Pestana, 2.401 – Brás
Texto: Jéssika Lopes