EN | ES

“A Peste”, com Thiago Lacerda, estreia no Sesc Santana em 10/10

Publicado em: 04/10/2024 | por: Guilherme Dearo

A Peste

Inspirada na clássica obra do escritor francês Albert Camus (1913-1960) “A Peste”, estreia no Sesc Santana em 10 de outubro a adaptação de Ron Daniels com atuação de Thiago Lacerda.

O monólogo convida o público a refletir sobre a fragilidade da vida e as crises que moldam a humanidade.

Em “A Peste”, os habitantes da pequena cidade de Orá se veem diante de uma ameaça aterradora, simbolizada pelo aumento de ratos mortos nas ruas. O doutor Bernard Rieux, interpretado por Lacerda, narra a luta da comunidade contra o flagelo que se aproxima, explorando temas de desespero, resiliência e a condição humana.

O monólogo mergulha o espectador em um universo de incertezas, ressaltando como o medo e a negação podem se espalhar tão rapidamente quanto uma epidemia.

Ficha Técnica

Texto: Albert Camus
Tradução: Valerie Rumjanet
Adaptação e Direção: Ron Daniels
Iluminação: Fabio Retti
Vídeo e Projeções: André Grynwask
Cenário e Figurino: Márcio Medina
Sonoplastia: Aline Meyer
Direção de Produção: Érica Teodoro
Produção Executiva: Nélio Teodoro
Administração: Flândia Mattar

Serviço

De 10/10 a 10/11. Quinta a sábado, às 20h. Domingo e feriado, às 18h.
Sessões gratuitas para maiores de 60 anos, sexta-feira, 25/10 e 08/11, às 15h.
Sessões com recursos de acessibilidade, domingo, 20/10 e 03/11, às 18h.
Não haverá sessão nos dias 24 e 27/10.
Sesc Santana – Av. Luiz Dumont Villares, 579 – Jd. São Paulo.
Local: Teatro. 330 lugares. 14 anos.

Sobre os artistas

Ron Daniels

Diretor de teatro, de ópera e de cinema com atuação internacional. Nasceu em Niterói, residiu mais de 30 anos em Nova Iorque e atualmente vive em Londres. Fez parte da formação amadora do Teatro Oficina. É diretor honorário da Royal Shakespeare Company e foi diretor artístico do The Other Place, o teatro experimental da RSC. Encenou mais de trinta obras de Shakespeare na Inglaterra, Estados Unidos, Japão e Brasil. Dirigiu, entre outros, Ian McKellen, Glenda Jackson, Claire Bloom, Dianne Wiest, Gary Oldman, Patrick Stewart, Ralph Fiennes, Derek Jacobi, Juliet Stevenson, Mark Rylance, Kathleen Turner e Mikijiro Hira.

Foi diretor do Instituto de Treino Avançado da Universidade de Harvard e lecionou interpretação e direção na Real Academia de Arte Dramática de Londres e ainda nas universidades de Yale, Nova York e Columbia, nos Estados Unidos, e no Teatro-Escola Célia Helena, no Brasil.

Em 2000, encenou “Rei Lear” com Raul Cortez e em 2012, “Hamlet” e 2015 “Macbeth” e “Medida por Medida”, com Thiago Lacerda. Em 2009, assinou seu primeiro filme longa-metragem, “Os Meninos da Guerra”. Em 2019, lançou pela editora Sesc o livro “Encontros com Shakespeare”. Em 2020 dirigiu, “Quem Está Aí”, monólogos de Shakespeare, apresentados por Thiago Lacerda, produzido para o Sesc em Casa. Diretor das montagens de “O Retorno de Benjamin Lay”, monólogo sobre o anão antiescravagista, que fez grande sucesso em Londres em 2023, com estreia em Nova Iorque prevista para 2025.

Realizou a curadoria e a direção da Coleção de Retratos Shakespearianos em Vídeo, com os maiores atores shakespearianos da Inglaterra, como Ian McKellen, Patrick Stewart, Derek Jacobi, Juliet Stevenson e Harriet Walter, que será lançado em Londres em novembro de 2024.

Thiago Lacerda

Ator, iniciou sua carreira em 1998 e, desde então, protagonizou novelas, séries e minisséries na Rede Globo, entre elas: “Terra Nostra “, “A Casa das Sete Mulheres”, “América”, “Páginas da Vida”, “Hilda Furacão”, “Cordel Encantado”, “Liberdade, Liberdade”, “A Vida da Gente” e “Orgulho e Paixão”. No teatro, atuou em “O Evangelho Segundo Jesus Cristo” (direção de José Possi Neto) e Calígula (direção de Gabriel Villela). Em 2012, fez o papel-título no espetáculo “Hamlet”, com direção de Ron Daniels. Em 2015, produziu e atuou no espetáculo “Repertório Shakespeare”, onde protagonizou Macbeth e atuou em “Medida por Medida”, ambos dirigidos por Ron Daniels. Em 2020 protagonizou “Quem Está Aí”, monólogos de Shakespeare, para o “Sesc em Casa” que atualmente circula pelo país. No cinema, protagonizou e atuou em mais de uma dezena de Filmes, entre eles, “A Paixão de Jacobina” (direção de Fabio Barreto), “Se Eu Fosse Você” (direção Daniel Filho), “Além de Nós” (direção Rogerio Rodrigues) e “O Tempo e o Vento”, de Érico Veríssimo (direção de Jayme Monjardim).




Relacionadas:

Notícias | 20/ 12/ 2024

Espetáculo “Radicalidades Feministas: Porque o Silêncio Também É Fala” estreia em 18/1 na SP Escola de Teatro

SAIBA MAIS

Notícias | 19/ 12/ 2024

“Desculpa – Uma Inconveniência em 9 Partes” estreia em 18 de janeiro na SP Escola de Teatro

SAIBA MAIS

Notícias | 18/ 12/ 2024

Inscreva-se no curso de extensão gratuito “Circo: Palhaçaria de Terreiro e Corpo Mandinga”

SAIBA MAIS