Oficina gratuita e presencial | Os caminhos de uma produção teatral

Publicado em: 19/09/2024 |

Cabeçalho da oficina “Os caminhos de uma produção teatral” com Jennifer Souza

Sabemos da dificuldade de materializar uma ideia, de organizar, planejar e pensar estratégias de nos colocarmos no mercado, principalmente no que diz respeito ao mercado para artistas pretos e periféricos. Por isso, esta oficina pretende destrinchar as principais etapas de uma produção, ampliando os saberes sobre a mesma. Oferecendo a possibilidade de contato com as ferramentas disponíveis na cadeia produtiva do teatro, desde a idealização até a finalização de um projeto.

Quando: 08 de outubro de 2024
Terça-feira, das 14h30 às 18h30
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt (Praça Franklin Roosevelt, 210, Consolação)

Objetivo: A oficina tem como principal objetivo apresentar um panorama da produção teatral contemporânea, com ênfase nas produções negras, e explorar as nuances entre o teatro e os bastidores da produção. Serão abordadas as ferramentas essenciais da produção, desde a idealização até a finalização de um projeto. A proposta é fornecer uma visão detalhada dos processos de pré-produção, inscrição em leis de incentivo e editais de cultura, captação de recursos e realização, destacando a importância do entendimento dessas ferramentas para a instrumentalização de agentes culturais pretos e para a criação de caminhos tradicionais e alternativos na elaboração, desenvolvimento e produção de espetáculos teatrais.

Orientação: Jennifer Souza

Jennifer Souza é atriz e produtora. Nascida na Cidade Tiradentes, em São Paulo, formou-se como atriz na ELT – Escola Livre de Teatro de Santo André, e como produtora audiovisual pelo Instituto Criar de TV e Cinema.

No cinema, trabalhou como assistente de coordenação de produção na Vetor Filmes, uma renomada produtora de audiovisual com foco em publicidade e filmes de conteúdo. Ela integrou a equipe da série Casa da Vó, da Wolo TV, e participou da produção do longa-metragem Pedágio, dirigido por Carolina Markowicz. Além disso, contribuiu para a produção de diversas publicidades de grandes produtoras de audiovisual do país.

Atuou como diretora de produção do espetáculo O Avesso da Pele, indicado aos prêmios Shell e APCA de 2023. O espetáculo é uma adaptação do romance de Jeferson Tenório, ganhador do Prêmio Jabuti, e conta com direção de Beatriz Barros. Faz parte da equipe da SIM! Cultura, na 7ª edição do Mirada Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas.

Está em montagem do espetáculo Tá Pra Vencer, no qual é idealizadora e atriz. O novo projeto tem direção de Naruna Costa e direção musical do rapper Emicida. No cinema, integra o elenco do curta-metragem Filhos do Caos, selecionado para a 34ª edição do festival Curta Kinoforum, com direção de Lucca Carvalho, e também do curta O Que Fica de Quem, selecionado para a 35ª edição do festival de curtas internacional Kinoforum em 2024, com direção de André Zamith e Vinícius Cerqueira. Jennifer também faz parte do elenco do longa-metragem Inexplicável, dirigido por Fabrício Bittar.

Público: Iniciantes e interessados em saber mais sobre os pensamentos, estratégias e funcionamentos de uma produção teatral, com foco em jovens negros e negras e/ou periféricos. A partir de 18 anos.

Seleção: Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo. 30 vagas.

Cronograma das inscrições
Inscrições: 19 a 30 de setembro de 2024
Aprovados: 03 de outubro de 2024
Matrícula online: 04 a 07 de outubro de 2024

Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – extensao@spescoladeteatro.org.br

Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro.
Faça download do Regimento do estudante

circle Quando: 08 de outubro de 2024
Terça-feira, das 14h30 às 18h30
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt – Praça Franklin Roosevelt, 210 – Centro, São Paulo – SP

INSCREVA-SE AQUI Seta Seta

Jennifer Souza é atriz e produtora. Nascida na Cidade Tiradentes,em São Paulo, formou-se como atriz na ELT – Escola Livre de Teatro de Santo André, e como produtora audiovisual pelo Instituto Criar de TV e Cinema.

Cronograma das inscrições
Inscrições: 19 a 30 de setembro de 2024