O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado, Coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro, participou como convidado do FIT Rio Preto – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, um dos mais tradicionais eventos cênicos do Brasil e que celebra 55 anos. O evento começou em 18 de julho e vai até dia 27 com uma programação robusta. São 37 espetáculos de dez estados brasileiros – contemplando todas as regiões do país – e cinco países. Cerca de 500 profissionais do teatro participam do evento.
“É sempre uma honra receber convite para participar do FIT Rio Preto, um festival histórico de nosso país, por onde já passaram tantos artistas lendários de nossos palcos. Sou sempre muito recebido na cidade, tanto pelo evento quanto pelos artistas locais. Encontrei com muitos deles, que afirmaram acompanhar meu trabalho no jornalismo cultural, o que me deixou muito lisonjeado. São José do Rio Preto tem uma força imensa quando o assunto é teatro, e isso é fruto dos 55 anos do FIT Rio Preto nesta tão importante cidade do interior paulista”, diz Arcanjo.
Especialmente convidado pela direção do evento, realizado pela Prefeitura de São José do Rio Preto e Sesc São Paulo, sob coordenação de Pedro Ganga com Ana Paula Dias Rodrigues e Jorge Vermelho, Arcanjo acompanhou de perto espetáculos como Parahyba Rio Mulher, da Paraiba; Maria Auxliadora e A Solidão do Feio, de São Paulo; Brás Cubas, do Rio de Janeiro; R.OSA, da Itália; Ayni, da Colômbia; Grand Finale, do Ceará; e Dois Cafés por uma Memória e Aquilo que me Move, de São José do Rio Preto.
Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado, além de coordenar a Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro, dirige o site Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e o Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Como jornalista, passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21.
Miguel Arcanjo Prado ainda integra os júris do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Ele foi vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Acompanhe tudo sobre o festival em www.fitriopreto.com.br.