Oficina gratuita e presencial | Palhaçaria e Intervenção Urbana

Publicado em: 17/07/2024 |

Cabeçalho da oficina Palhaçaria e Intervenção Urbana com Emiliano Favacho, Mariá Guedes e Felipe Michelini

Comemorando os 10 anos de existência da Cia de Achadouros, os atores e a atriz do grupo conduzirão uma oficina de palhaçaria para pessoas iniciadas nesta linguagem. Esta oficina resultará em uma intervenção feita pelas participantes nas ruas de São Mateus, zona leste de São Paulo, local em que o grupo iniciou suas pesquisas. Durante a oficina, a Cia compartilhará seu repertório de jogos e preparação para estar na rua e criar relações com transeuntes, enaltecendo uma dramaturgia de palhaçaria que surge do encontro. A Cia estrutura sua pesquisa, desde 2014, em investigações que entrelaçam a palhaçaria e intervenções urbanas em espaços públicos periféricos da cidade de São Paulo, sendo essa a base da construção dos últimos espetáculos do coletivo.

Esta ação integra o projeto “Cia de Achadouros faz 10 anos”, plano anual de atividades desenvolvidas em comemoração aos dez anos da Cia de Achadouros, de São Paulo.

Quando:  22 de agosto a 31 de agosto de 2024
Quintas, das 19h às 22h na unidade Brás e sábados das 10h às 13h atividades externas
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Brás – Avenida Rangel Pestana, 2401, Brás e atividades externas em São Mateus, zona leste de São Paulo.

Objetivo: Nesta oficina, os integrantes da Cia de Achadouros partilham as estratégias e práticas artísticas utilizadas em seus processos de treinamento de palhaçaria e de intervenção urbana. Estas práticas envolvem jogos, brincadeiras e exercícios na rua, estimulando a imaginação e a criatividade por meio do riso e da diversão. A proposta é que os participantes se envolvam numa preparação que possibilite o exercício relacional, gerando encontros e situações cômicas com os transeuntes no contexto de uma intervenção urbana. Do ponto de vista do público, nossa ação potencializa oportunidades de criar rupturas no cotidiano, criando fissuras imaginativas em busca de dramaturgias de palhaçaria que partem do encontro lúdico com quem está na rua. Todos são convidados a comungar de uma visão de mundo a partir da lógica dos palhaços, transformando o espaço da intervenção em novos espaços, priorizando a imaginação e inventividade como novas formas de olhar para o mundo.

Orientação: Emiliano Favacho, Mariá Guedes e Felipe Michelini

Emiliano Favacho é ator, palhaço, arte educador. Ator desde 2003 e palhaço desde 2005. Fundador e integrante da Cia de Achadouros. Formado em Humor na SP Escola de Teatro; atuação para cinema e TV pela AIC ( Academia Internacional de Cinema) e em psicologia pela UNESP. Capoeirista aluno de mestre Pé de Chumbo. Como arte educador teatral pesquisa a potência de narrativas auto biográficas na construção dramatúrgica e encenação.

Mariá Guedes é atriz, palhaça, bailarina, circense, preparadora corporal e diretora. Bacharel em Artes Cênicas pela UNICAMP, dubladora pela escola “Universidade de dublagem” e Mestre em Artes Cênicas na Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP. É bailarina de danças afros, dança do ventre, capoeirista e circense (acrobacias solo e aéreos – trapézio e tecido). Formada no curso Método Ivaldo Bertazzo. Pesquisa a interpretação do ator e a prática corporal nas representações artísticas populares na dança e no teatro, e linguagens de máscaras.

Felipe Michelini é arte-educador, ator e palhaço. É Mestre em Artes e Licenciado em Arte-Teatro pela UNESP. É professor de artes na prefeitura de São Paulo, onde desenvolve sua pesquisa como professor-palhaço, e fundador da Cia de Achadouros. Pesquisa as relações entre teatro, palhaçaria, educação e formação docente nas periferias da cidade de São Paulo desde 2013.

Público: Pessoas iniciadas na linguagem da palhaçaria, com interesse em palhaçaria no espaço urbano. Acima de 18 anos.

Seleção: Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo. 30 vagas.

Cronograma das inscrições
Inscrições: 17 de julho a 10 de agosto de 2024
Aprovados: 16 de agosto de 2024
Matrícula online: 19 e 20 de agosto de 2024

Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – extensao@spescoladeteatro.org.br

Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro.
Faça download do Regimento do estudante

circle Quando: 22 de agosto a 31 de agosto de 2024