Workshop gratuito e presencial | Improvisação e Estado de Jogo

Publicado em: 17/07/2024 |

Cabeçalho do workshop Improvisação e Estado de Jogo com Tereza Gontijo

O domínio técnico da improvisação amplia a capacidade de artistas da cena de gerar materiais e lidar com eles de forma genuína e consistente. Diferentes abordagens sobre esse aspecto do teatro serão abordadas neste workshop, com ênfase nas práticas ligadas à palhaçaria e seus desdobramentos técnicos. Desta forma, o workshop pretende contribuir com o repertório de treinamento de estudantes, artistas e demais interessados em investigar o próprio trabalho e manter a chama da criatividade sempre acesa.

Esta ação integra o projeto “Cia de Achadouros faz 10 anos”, plano anual de atividades desenvolvidas em comemoração aos dez anos da Cia de Achadouros, de São Paulo.

Quando: 27 de agosto de 2024
Terça, das 19h às 22h
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Brás – Avenida Rangel Pestana, 2401, Brás

Objetivo: O workshop será composto por exercício de chegada e preparação para o estado de jogo, envolvendo práticas corporais, dinâmicas coletivas e exercícios de cena. Durante as atividades, os participantes serão desafiados a se investigar cenicamente mediante uma série de desafios propostos, seguidos de devolutivas e reflexões pertinentes a este processo. A finalização será realizada com uma breve conversa, em que os elementos mais evidentes das descobertas individuais poderão ser compartilhados entre os participantes.

Orientação: Tereza Gontijo

Tereza Gontijo é atriz, palhaça, professora e diretora teatral, com formação circense pela Spasso – Escola Popular de Circo de Belo Horizonte, formação técnica como atriz pelo Cefar – Centro de Formação Artística do Palácio das Artes, na mesma cidade e graduação em Licenciatura em Arte-Teatro pela UNESP, em São Paulo. Natural de BH e residente em São Paulo desde 2010, acumula mais de trinta atuações em espetáculos circenses e teatrais. É integrante da Associação Doutores da Alegria, Orquestra Modesta, Companhia Vagalum Tum Tum, Coletivo Sampalhaças e Duo Dégua, além de desenvolver um trabalho solo como Palhaça Guadalupe no espetáculo “Olga, a Pulga”. Foi também palhaça atleta no espetáculo “Jogando no Quintal”. Na direção teatral, dirigiu os espetáculos: “Os Lavadores de Histórias” – Cia de Achadouros (2018), “Melhor de Dois” – Trupe Irmãos Atada; “Concerto em Cores” – Cia Circo de SóLadies l Nem SóLadies; “Corre-ria, águas que vêm de nós” – espetáculo de formatura da turma 9 do Curso de Formação para Jovens da Escola Doutores da Alegria (2022); “Concertada – um estrépto musical” – Trupe Irmãos Atada (2023). Atuou como assistente de direção do premiado Gustavo Kurlat na montagem “Nunvaiduê” dos Doutores da Alegria (2017). Além disso, ministra oficinas de improvisação, teatro e palhaçaria.

Público: artistas e estudantes de artes cênicas, a partir de 18 anos.

Seleção: Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo. 30 vagas.

Cronograma das inscrições
Inscrições: 17 de julho a 12 de agosto de 2024
Aprovados: 19 de agosto de 2024
Matrícula online: 21 e 22 de agosto de 2024

Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – extensao@spescoladeteatro.org.br

Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro.
Faça download do Regimento do estudante

circle Quando: 27 de agosto de 2024
Terça, das 19h às 22h
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Brás – Avenida Rangel Pestana, 2401, Brás

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Público: artistas e estudantes de artes cênicas, a partir de 18 anos.

Cronograma das inscrições
Inscrições: 17 de julho a 12 de agosto de 2024