Festa Junina da SP Escola de Teatro, Juninada Sonoplástica envolveu a comunidade com forró e muito amor no Brás

Publicado em: 27/06/2024 |

Juninada Sonoplástica, na sede Brás da SP Escola de Teatro. (10/06/2024). | Foto: Clara Silva.

Por Miguel Arcanjo Prado

Nada como um encontro de pessoas em uma festa de confraternização popular. Essa capacidade do encontro muda os ares e traz um respiro necessário às relações humanas. Assim foi a Juninada Sonoplástica, a festa junina da SP Escola de Teatro, iniciativa tocante e especial dos estudantes de Sonoplastia com orientação da coordenadora Tâmara David, que movimentou a sede do Brás no último dia 10 de junho. Afinal de contas, a Festa Junina é o segundo maior festejo popular do Brasil e não poderia passar despercebido em uma instituição formada por artistas. É preciso dar os parabéns a todos que movimentaram o bem sucedido projeto.

Tudo começou com o Cortejo da Boneca Gigante construída pelos estudantes de Técnicas de Palco sob orientação de Vivi Ramos, que já deu o tom lúdico que dominaria o dia. Assim também foi com a dupla caipira Jullie Grijó e Guilherme Pacheco, que divertiram os presentes no pátio central. Na sequência, Eu Sou de Cirdo, de autoria de Luís Gustavo e Domingos Montagner ganhou corpo e voz com Yaya Borovik, da Atuação, sob orientação de Sol Faganello.

Um clássico do nosso humor, O Santo e a Porca, de Ariano Suassuna, foi encenado pela Atuação, também sob orientação de Sol Faganello, com Eça Pessoa, Murilo Feijó e Nathália Santos. Mas ainda houve tempo para mais ações da Atuação: Bent, com Wilian Lanstern, Gota D’água, com Zé Vitor Braga, e A Gaivota, com Jamile Cazumbá, Mamba Shaba e Mollys. A manhã terminou com muita brasilidade e forró com DJ Liccis e o show dos Alquimistas do Forró, banda formada por Gabrielle Lemes, Greg Mussatti, Henry Oliveira, João Gabril, Lucas Campos e Murilo Luz.

E ainda houve a oficina Forró em Diáspora Afro-brasileira, ministrada por Negoh Piauí.

Quem pensou que tudo estava terminado se enganou redondamente. Na sequência, DJ Milena abriu a tarde com um som envolvente, seguida de brincadeiras como dança das carreiras, corrida de sacos e de bolinha na colher, o que mobilizou não só estudantes como colaboradores da SP Escola de Teatro, em um divertido entrosamento.

Depois, mais som do bom com DJ Elektra e DJ Wal, além de Correio Elegante e Qual É a Música com microfone aberto. Ao fim, a banda Os Cardiotas, com Ana Carolina Pfeiffer, Diana Leocata, Eloah de Aquino, Estrela, Felipe Zancanaro, Gabriel Pacheco, João Borges, José Máximo, Mel Almeida e Vitor Neves, promoveu uma divertida quadrilha, com todo mundo se acabando de dançar no pátio da SP Escola de Teatro. Foi lindo demais.

Viva São João!

Miguel Arcanjo Prado é jornalista, mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela USP e bacharel em Comunicação Social pela UFMG. Eleito pelo Prêmio Comunique-se um dos melhores jornalistas de Cultura do Brasil. É crítico da APCA, da qual foi vice-presidente, e passou pelos principais veículos, como Globo, Record, Folha, Abril e Band. Desde 2012 faz o Blog do Arcanjo. Em 2019 criou o Prêmio Arcanjo de Cultura no Theatro Municipal de SP. É Coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro.