Curso gratuito e presencial | Palavra, Jogo e Ação

Publicado em: 26/06/2024 |

Cabeçalho do curso Palavra, Jogo e Ação com Raphael Garcia

Para que avancemos é sempre importante a relação com os fundamentos, as raízes. O trabalho da atuação possui uma série de elementos fundantes, que independentemente da vertente teatral que se siga se fazem presentes, a saber: a relação corpo e espaço; tônus e presença cênica; energia do atuante e a relação deste com o público e os outros jogadores; compreensão do texto (se houver texto) e interpretação. Existe hoje uma compreensão equivocada de que os estudos destas bases se contrapõem a produção de um teatro contemporâneo e questionador, compreensão que muitas vezes pode nos levar a um teatro esvaziado de sua potência de acessar o público. A apropriação destas bases pode levar atores e atrizes a fazer escolhas mais eficazes e conscientes, já que a potência do artista, do brincante, do performer está justamente no domínio dos fundamentos de sua linguagem.

Partindo da fricção entre referências canônicas do teatro ocidental e as perspectivas decoloniais, no curso faremos um caminho prático onde passaremos por uma série de exercícios e jogos de atuação. O Jogo é o elemento chave dos encontros, e por meio de uma série deles adentraremos ao universo da palavra, com foco na interpretação. Um conjunto de textos e cenas servirão de base para todo o curso e os participantes serão convocados a adentrar os caminhos da criação de personagem tendo como fio condutor as relações entre a palavra (o dizer o texto) e a disponibilidade para o jogo teatral.

Quando: 24 de julho a 04 de setembro de 2024
Quartas e sextas-feiras, das 14h30 às 18h30
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Brás – Avenida Rangel Pestana, 2401, Brás

Objetivo: Neste curso prático, faremos um mergulho nas bases fundamentais do trabalho do ator. Tendo como eixo central a relação entre palavra e jogo cênico, os participantes entrarão em contato com fundamentos e técnicas que relacionam o dizer o texto; o corpo e sua relação com o espaço cênico, tendo como objetivo a compreensão dos elementos que nos levam a um estado de presença.

Orientação: Raphael Garcia

Raphael Garcia é ator formado pela Escola de Arte Dramática da USP, é cofundador do Coletivo Negro de Teatro. Por alguns anos desenvolveu parcerias com o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, Cia. Pessoal do Faroeste, Cia. os Crespos e Grupo Trança de Teatro. Integrou o elenco de espetáculos dirigidos por Georgette Fadel, Iacov Hillel, Mario Piacentinni, Claudia Schapira, Roberta Estrela D’Alva, Paulo Faria, Jé Oliveira, Flávio Rodrigues, Aysha Nascimento, Robson Catalunha, Juan Manuel Tellategui, Lucelia Sergio e José Fernando Peixoto de Azevedo. Ganhou o prêmio Aplauso Brasil de melhor ator coadjuvante por sua atuação no espetáculo “Navalha na Carne Negra” e atualmente integra o elenco do espetáculo “Um Inimigo do Povo. Também cofundador da coletiva “Peles pretas, máscaras pretas”, desenvolve pesquisa sobre as corporalidades e teatralidades das culturas populares afro-brasileiras. Pesquisador do Teatro Negro, participou de festivais teatrais em Angola, Costa do Marfim e Alemanha. Foi artista docente convidado na SP Escola de Teatro e artista orientador dos programas Vocacional e Qualificação em Artes.

Público: Atores em formação e público em geral, acima de 18 anos.

Seleção: Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo.

Cronograma das inscrições
Inscrições: 26 de junho a 14 de julho de 2024
Aprovados: 18 de julho de 2024
Matrícula online: 19 e 20 de julho de 2024

Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – [email protected]

Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro.
Faça download do Regimento do estudante

circle Quando: 24 de julho a 04 de setembro de 2024
Quartas e sextas-feiras, das 14h30 às 18h30
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Brás – Avenida Rangel Pestana, 2401, Brás

INSCREVA-SE AQUI Seta Seta

Público: Atores em formação e público em geral, acima de 18 anos.

Cronograma das inscrições
Inscrições: 26 de junho a 14 de julho de 2024